Um armário de desinfecção, acaba de ser desenvolvido por uma equipa de investigadores da FCTUC/Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, através da Colecção de Culturas e Bactérias da mesma Escola Superior.
Uma e outra estrutura da UC contou, para o efeito, com a colaboração da Dynasys, empresa de engenharia electrónica e de telecomunicações, de Setúbal.
«Graças à tecnologia de nebulização ultrassónica do NovirBox é possível gerar um aerossol do desinfetante com gotículas extremamente pequenas, o que permite que o desinfetante penetre nos poros dos tecidos da roupa e que chegue a todas as zonas do calçado», afirmam os responsáveis da empresa e os investigadores da FCTUC envolvidos.
Entretanto, podemos avançar, com base no que nos chegou, que os resultados deste trabalho já forma publicados na revista International Journal of Environmental Research and Public Health.
Paula Morais, a cientista da FCTUC nota que o surgimento da pandemia de Covid-19 «destacou a importância dos processos de desinfeção na segurança da saúde”. A mesma investigadora realçou que têxteis e calçado foram identificados como vetores de disseminação de infeções.
De deixar claro que o risco de surgimento de novas variantes de SARS-CoV-2 e de novas pandemias, como a varíola dos macacos, juntamente com o crescente problema de microrganismos multirresistentes, torna necessário o desenvolvimento de novos e melhores métodos de desinfeção».
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post