A apresentação do livro “Políticas Locais de Habitação” decorreu no auditório do Fórum Trofa XXI, no passado dia 18.
Os autores, Álvaro Santos, Paulo Valença e Miguel Branco-Teixeira, estiveram presentes na sessão, aberta ao público, informa um comunicado, enviado à nossa redação.
O chefe do município trofense, Sérgio Humberto, focou a relevância do livro em diversos âmbitos, incluindo na ação das autarquias e do Estado Central, comentando que “para o Governo, uma pessoa que ganha 1200 euros é rica, sendo rica gasta mais em impostos do que sobra para fazer a gestão mensal, não conseguindo juntar e investir na compra e/ou mesmo no arrendamento de uma habitação”, refere a mesma nota.
“Enquanto autarcas queremos ser auscultados e perceber onde, como e quando vão ser aplicados os 3 mil milhões do PRR”, referiu o edil, contestando que “os procedimentos processuais são tão morosos que quando acabarmos o processo, os fundos já foram devolvidos”.
O evento contou com a moderação de João Luís Sousa, diretor do jornal Vida Económica, que comentou sobre Portugal ser “o país com mais habitantes com habitação própria, este livro é o retrato do passado, do presente e com testemunhos de autarcas e outras personalidades ligadas à Habitação”.
Para Álvaro Santos, o livro pretende “deixar sugestões e recomendações para o futuro”, num setor que, para Miguel Branco-Teixeira, apresenta questões de difícil resolução, pois “existe hoje em dia, um grande problema em aceder à habitação, ora por falta de oferta, ora pelos valores apresentados no mercado imobiliário, a classe média afogada em impostos não tem capacidade de garantir uma habitação”.
Comentários sobre o post