É preciso que a Igreja invista na formação teológica e espiritual do Povo de Deus, podendo dar rumo à própria celebração da Eucaristia, com a fidelidade à tradição, mas com sentido dos novos tempos.
Palavras do enviado do Papa, o Cardeal Tolentino de Mendonça, que falava numa Conferência de Imprensa, a propósito do Congresso Eucarístico Nacional que está a decorrer, em Braga, desde ontem e encerrará amanhã.
O mesmo Cardeal, português-madeirense, questionado pelo nosso Órgão de Comunicação Social, deixou outras palavras sobre a Eucaristia, afirmando que se trata de um pão…e que já começa a habitar, entre nós, um desejo de Paz.
Caracterizando a celebração eucarística, D. Tolentino de Mendonça traçou os seus pontos cardeais, deixando interpretação em catequese.
O Cardeal Tolentino de Mendonça concedeu ao Famalicão canal TV uma entrevista que girou sobre o pão da celebração eucarística, o da espiritualidade… e, também, do facto de o próprio ser considerado um facilitador do diálogo Igreja-Cultura e, ainda, do silêncio que pretende, como já o propôs, ser declarado património imaterial da humanidade. Esta conversa vai ser emitida, amanhã, antes da Celebração da Eucaristia, que será transmitida às 11h00.
De noticiar que neste sábado, 1 de Junho, a mesma personalidade da Igreja Católica foi nomeada, pelo Papa Francisco, como membro do Dicastério (é o nome dos departamentos e das autoridades da Igreja Católica que compõem a Cúria Romana, esta um órgão administrativo que auxilia o Papa e coordena a Igreja) para a Doutrina da Fé.
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post