Os Quartos de Final da XLVI Taça de Portugal de Xadrez por Equipas, realizaram-se no domingo, dia 25, na edição 2024/2025.
A equipa CX A2D A recebeu, em casa, a formação primodivisionária Vitória SC A, num encontro de elevado nível competitivo.
Os jovens atletas famalicenses voltaram a demonstrar a sua tenacidade e espírito competitivo, procurando contrariar o favoritismo natural dos vimaranenses, que se apresentaram com três mestres titulados — dois dos quais integrantes da Seleção Nacional Absoluta.
Após três horas de jogo, no 1.º tabuleiro, Carlos Novais protagonizou o destaque da tarde ao contrariar o favoritismo do Mestre FIDE José Barria, vencendo o seu encontro. Na 3.ª mesa, Mestre Nacional Ivo Dias não conseguiu ultrapassar o MF Samuel Gonçalves, ficando a eliminatória empatada a 1-1, com vantagem momentânea para a equipa da casa, devido ao critério de vitória no tabuleiro superior.
Para garantir a passagem à Final Four, bastaria então somar 1 ponto nos dois tabuleiros restantes. E a qualificação esteve muito próxima:
- No 2.º tabuleiro, Luís Romano alcançou uma posição superior frente ao Mestre Internacional André Sousa, mas não encontrou a sequência defensiva ideal e acabou por ceder.
- No 4.º tabuleiro, João Romano segurou um empate frente a Tomás Santos, fixando o resultado em 1,5-2,5 favorável à equipa visitante.
Apesar da eliminação, a prestação do CX A2D A nesta edição da Taça de Portugal fica marcada pela atitude competitiva e pela capacidade de ombrear com algumas das melhores equipas nacionais.
A Final-Four da Taça de Portugal 2024/2025 está marcada para os dias 12 e 13 de julho, em Soure, e contará com as equipas:
- Vitória SC A
- Estrelas S. João de Brito A
- CA Téssera A
- AA Coimbra A
Resultados detalhados da eliminatória
Comentários sobre o post