O FamaBasket viu muitos dos seus atletas, treinadores e dirigentes serem afetados por um surto de COVID ao longo desta semana, estando por isso obrigados a isolamento por infeção ou devido a contactos próximos.
Neste contexto, estando uma parte da estrutura do clube em isolamento, e existindo a possibilidade de a qualquer momento surgirem novos casos positivos, a Direção do clube tomou a decisão de pedir o adiamento de todos os jogos, até para impedir que atletas que pudessem estar infetados e ainda não detetados, fossem interagir com outros clubes.

Todos os clubes adversários aceitaram o pedido e os jogos dos escalões sub14 e sub16 femininos, a contar para o Torneio Complementar da AB Braga, foram naturalmente adiados, com o consentimento da entidade organizadora, a AB Braga.
Relativamente aos sub14 masculinos, que estavam a disputar a fase de qualificação para os campeonatos nacionais, e tinham jornada dupla, com duas deslocações, no sábado à Póvoa de Lanhoso e no domingo a Vila Real, o adiamento dos jogos não foi permitido pela Federação Portuguesa de Basquetebol, a entidade competente pela organização desta fase. Esta decisão foi tomada com base em regulamentos, ignorando a situação que o clube atravessava, nomeadamente a dificuldade do clube em apresentar um mínimo de 10 atletas, como era exigido para impedir a derrota administrativa.
Em função da tomada de posição pela Federação, embora o FamaBasket tenha manifestado total desagrado, viu-se obrigado a comparecer aos jogos, para evitar que fossem averbadas faltas de comparência (0 pontos) e multas de 150 euros por jogo. Neste contexto o FamaBasket compareceu apenas com 5 atletas, 2 deles regressados de períodos de isolamento, ainda com debilidades físicas, que tiveram de fazer o sacrifício e assim garantir a presença nos jogos e as derrotas administrativas por 20-0, mas que ainda permitiram assegurar o 3º lugar.
O FamaBasket viu-se assim impedido de disputar desportivamente por 1 dos 2 primeiros lugares, que daria acesso aos campeonatos nacionais, uma vez que nunca conseguiu apresentar a equipa na sua máxima força em qualquer dos jogos desta fase de qualificação.
Resta ainda uma última oportunidade, este 3º lugar dará direito a uma eliminatória a 2 mãos com o 4º classificado da AB Porto, que tudo indica que será o FC Porto, por isso o FamaBasket continua forte e unido e a sonhar enquanto for possível.
Esta eliminatória está agendada já para o próximo fim de semana, contudo é previsível que a equipa ainda não esteja completa, com alguns atletas ainda a cumprir isolamento e outros a sair diretamente do isolamento para os jogos, depois de 1 semana de paragem sem treinar, por isso o FAMABASKET mais uma vez vai pedir à Federação para adiar a realização da eliminatória em uma semana, tentando recuperar ao máximo a equipa. Aguardamos pela decisão.























Comentários sobre o post