Um Seminário, a realizar na sexta-feira, dia 15, pelas 18H00, na Capela-Mor da Sé do Porto, evocará a decoração a fresco desse espaço, num trabalho de Nicolau Nasoni, tendo como convidado o professor Giovanni Tedesco.
O evento, que assinala os 250 anos da morte desse artista italiano, recebe a organização da UMinho, do Cabido Portucalense e da Associação Dante Alighieri.
De 2021 a 2023, o interior/exterior daquela capela-mor foi reabilitado para se valorizar a sua importância histórica, artística e cultural. As obras relativas à pintura mural levaram à descoberta de decorações atribuíveis a Nasoni, completando assim o percurso do artista transalpino. Esta intervenção recente foi dinamizada pelo Cabido Portucalense e supervisionada pela Direção Regional de Cultura do Norte – refere uma nota enviada à nossa Redacção.
O mesmo comunicado adianta que “Nicolau Nasoni chegou ao Porto em 1725 e foi contratado como pintor/decorador pelo Cabido da Sé, onde fez os primeiros trabalhos. Seguiram-se obras barrocas icónicas como a Torre dos Clérigos (onde está sepultado), a fachada da Igreja da Misericórdia, o Palácio do Freixo e a Quinta da Prelada”.
De salientar que Giovanni Tedesco é doutorado em História de Arte com uma tese sobre Nasoni (1691-1773), que foi distinguida pela Irmandade dos Clérigos
Comentários sobre o post