A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, reunida no passado dia 25 de Fevereiro, deliberou e aprovou por unanimidade uma moção da CDU de saudação a todas mulheres, trabalhadoras da autarquia, delegadas e dirigentes sindicais e de coletividades, dirigentes de organizações, que vivem, estudam e trabalham em Vila Nova de Famalicão e que assim contribuem para o desenvolvimento e afirmação do concelho.
A comemoração do Dia Internacional da Mulher tem um profundo significado histórico e uma renovada atualidade que importa dar a conhecer às novas gerações.
Proposto em 1910 por Clara Zetkin – revolucionária alemã, ativista na defesa dos direitos das mulheres – o dia internacional da mulher tinha como objetivo erigir a luta organizada das mulheres, em cada país, contra a exploração e opressão, pela conquista de direitos económicos, sociais, políticos e culturais, pela transformação da condição social das mulheres e pela sua emancipação. Um dia para dar força à luta de todos os dias!
Desde então, um longo caminho tem sido percorrido, pelo reconhecimento dos direitos das mulheres, na lei e na vida, pelo desenvolvimento, contra a guerra e pela paz!
Em Portugal a cada avanço nos direitos das mulheres, plasmados na sua forte participação no mundo do trabalho, em áreas como a cultura, o desporto, a educação, a saúde, a ciência e investigação é acompanhada por obstáculos que permanecem e que impedem a igualdade no trabalho e na vida patentes na precariedade laboral, na desvalorização do trabalho das mulheres, das suas competências e carreiras.
Comemorar o 8 de Março é dar força à luta das mulheres, uma luta de todos os dias na exigência de igualdade no trabalho e na vida, pelo cumprimento dos seus direitos.
Os órgãos de poder, aos seus mais variados níveis, têm responsabilidades na promoção da igualdade no trabalho e na vida e pelo cumprimento dos direitos das mulheres.
Os órgãos autárquicos, pela sua proximidade à população, devem assumir as responsabilidades nas suas esferas de competência na promoção dos direitos das mulheres e na valorização da sua participação aos vários níveis da vida local.
A igualdade na vida continua a ser o combate do nosso tempo! O que pressupõe dar combate às causas económicas e sociais na génese da exploração laboral, das desigualdades e discriminações sobre as mulheres, que em si mesmas alimentam e reproduzem permanentemente diversas dimensões da violência.
A Assembleia Municipal de V.N. de Famalicão, reunida a 25 de Fevereiro de 2022, delibera:
Saudar todas as mulheres, trabalhadoras da autarquia, delegadas e dirigentes sindicais e de coletividades, dirigentes de organizações, que vivem, estudam e trabalham em Vila Nova de Famalicão e que assim contribuem para o desenvolvimento e afirmação do concelho.
Saudar as organizações representativas de mulheres, com particular destaque ao Movimento Democrático de Mulheres (MDM) pela realização da Manifestação Nacional de Mulheres a 5 de Março no Porto e a 12 de Março em Lisboa, sob o lema “Exigência de igualdade na vida, os direitos das mulheres não podem esperar”!
Comentários sobre o post