A Mostra Comunitária de Ruivães, em Famalicão, decorreu no passado sábado, dia 6, no parque da igreja paroquial.
A festa iniciou-se pelas 10h00, com o desfile da Fanfarra CNE 444 Ruivães, seguida de uma aula de Zumba realizada pela ‘Helpidez’.
A abertura das tasquinhas e o concerto do Grupo Coral animaram a manhã.
O evento reúne artesãos, produtores locais, associações culturais e desportivas, que ao longo do dia, tiveram em exposição, com o objetivo de se promoverem perante aquela comunidade. Em destaque, este ano de 2023, Arlindo Mesquita, numismático, criou modelos de estojo para organizar coleção de moedas antigas: “tudo isto é cultura que nos é fornecida, que hoje em dia se perde (…) e foi me pedido para colaborar (na catalogação de moedas). E a filatelia assenta muito na informação, a juventude ganharia muito a nível escolar em continuar esta coleção”.
O autarca local, Duarte Veiga, desconhecia a história deste colecionador: “eu próprio desconhecia que tenho na minha rua um senhor que é numismático, e que foi ele que lançou os álbuns de coleção de moedas (…) e fica a promessa que vamos fazer uma exposição relacionada com a sua arte”.
O certame tinha muito para oferecer: Show Cooking; aventura de Todo-o-Terreno; literatura; dança; moda; atividades religiosas; entre outras.
Na moda, David Dias apresentou vários modelos de vestidos da sua autoria. Apesar de estar no início da carreira, o estilista tem sonhos que pretende concretizar: “a minha meta é Famalicão, Porto, ou quem sabe, futuramente em Paris (…) o meu sonho é ter o meu atelier lá”.
Mário Passos, chefe da municipalidade famalicense, visitou o certame, ao final da tarde, para falar e recolher opiniões daqueles empreendedores, acompanhado pelo executivo daquela união de freguesias.
A leitura do testamento do Judas foi recordada no evento, sendo uma das mais antigas tradições daquela freguesia e associação da casa do povo, que acontece pela altura da páscoa.
O programa continuou até virar o dia, com a atuação do grupo ‘Os Renovados’, que apresentaram músicas pop/rock portuguesas.
A noite terminou com a atuação do Dj Fernando Vilela, que em ritmo latino, deu continuidade à animação na madrugada de domingo, onde todos os presentes, no recinto, se juntaram para dançarem e participarem nas coreografias.
Comentários sobre o post