O ano de 2022 trouxe um novo e ambicioso projeto para o piloto famalicense Ricardo Costa. Em conjunto com Rui Vilaça, como co-piloto, a dupla vai defender as cores da Macedo & Macedo, num novo campeonato – Toyota Gazoo Racing Iberian Cup.
Este é o novo troféu monomarca lançado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi). A particularidade é que, todos em competição, vão utilizar o mesmo carro, o Toyota GR Yaris RZ, com muito poucas alterações à sua base.
Fazem parte do calendário oito provas, quatro em Espanha e quatro em Portugal, sendo que metade serão em terra, e a outra metade em asfalto. O arranque oficial, será no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. A época termina sete meses depois, no final de outubro, em asfalto, no Rali RACC Catalunya-Costa Daurada. São mais de 250.000 euros em prémios, que serão distribuídos ao longo da época, não é só para quem ganha, mas que percorrem até ao nono classificado.
A dupla Ricardo Costa e Rui Vilaça tem já provas dadas. Está envolvida em projetos nacionais e internacionais, já conquistou a Taça Nacional de Ralis em Portugal, e, nas últimas épocas têm competido no Campeonato Galego de Ralis, em asfalto. Ganharam, ainda, o Rali de Famalicão nas últimas edições.
Este ano, e como referido, o desafio é diferente. Para Ricardo Costa, “neste tipo de projetos de competição, a maior valia e maior satisfação quando se consegue bons resultados é saber que, com as mesmas condições dos carros, somos capazes ou melhores que os outros”.
Assim, são as competências de cada um dos pilotos que fazem a diferença: “ser mais arrojado, mais arriscado, ter mais capacidades e também um pouco de sorte. Sem dúvida que isto faz-nos ser mais competitivos e trabalhar mais, sabendo que não temos desculpas relativamente às condições das outras equipas”.
Questionado sobre as suas expectativas, o piloto aponta para as vitórias sem medo, e refere que se tudo correr dentro do que é perspetivado, o objetivo é fazer vários pódios. “Cada prova que encararmos, o objetivo é vencer. Esperemos estar à altura para o conseguir”, completou.
O co-piloto Rui Vilaça, também habituado à adrenalina dos ralis, afirma que este vai ser um desafio para todos, e que está expectante para iniciar o Campeonato. “O facto de os carros serem todos iguais faz com que os indivíduos se destaquem mais, não há tanta diferença pela máquina porque está nivelada para todos. O nível de competidores que já se apresentou à partida desta primeira prova, deixa antever um bom troféu”, partilhou.
Considerou ainda este Toyota GR Yaris RZ “muito competitivo” e uma “boa base para uma excelente competição”.
“A mecânica do carro é totalmente de série, a única modificação que sofreu foi a inclusão de elementos de segurança. Pensamos que o carro se vai portar muito bem”, referiu.
O principal apoiante da dupla, o Engenheiro José Macedo, representante da Macedo & Macedo, revelou que a fasquia está elevada, depois de ter pedido à dupla pelo menos uma vitória. No entanto, mostrou-se confiante no piloto Ricardo Costa, que já conhece há mais de anos. “Sempre conduziu muito bem, sempre foi amante do desporto automóvel, e já deu provas dadas principalmente nestes ralis. É uma aposta ganha”, reforçou.
Para a própria marca é também um desafio. Pelo facto de todos terem o mesmo carro, de série e sem alterações, será uma prova que vai mostrar a resistência dos veículos e da Toyota.
“Este troféu vai ser uma prova não só para o Ricardo, mas também para a marca. Muitos dos carros de corrida que vemos a competir parecem ser de série, mas tem um trabalho fenomenal por trás, ou seja, reforço de carroçaria, suspensões, tudo diferente. Só se assemelha a um carro de serie”, pormenorizou José Macedo, salientando que “isto é uma prova de fiabilidade da marca, onde não há segredos”.
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