CLOSE-UP aborda temática: Cinema na Cidade
O pandemónio da presente pandemia afeta as relações sociais em todas áreas geográficas e demografias, mas é nos grandes aglomerados populacionais, nas urbes, que o medo é gerador de perplexidades e onde se revelam as mais díspares reações ao confronto ou convívio com um vírus que já mudou a nossa forma de viver.
A Cidade sempre se revelou um ecossistema onde florescem múltiplas temáticas que o Cinema trata e projeta no ecrã. É esta relação do Cinema/Cidade que o 5.º Episódio do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão quer explorar assumindo como mote: Cinema na Cidade. Assim, esta quinta edição projeta-se orientada pelas relações do Cinema com a Cidade, no habitual encontro entre ficção e documentário, produção contemporânea e história do cinema.
O Close-Up, que decorre entre 10 e 17 de outubro, tem programadas 30 sessões em sala.
Os naturais destaques vão para a exibição de dois filmes-concerto, por Cristina Branco (The River de Frank Borzage) e Black Bombaim & Luís Fernandes (A Idade de Ouro de Buñuel), sendo este uma estreia.
Destaca-se ainda um programa dedicado à filmografia de Pedro Filipe Marques, incluindo uma carta branca ao realizador.
Outro dos destaques do programa de 2020 vai para um panorama em volta do mote desta edição – Cinema na Cidade – que inclui filmes de Wenders, João Pedro Rodrigues & Rui Guerra da Mata, Fellini e Alain Tanner, entre outros;
Atente-se ainda para as histórias do cinema do período mexicano de Luís Buñuel.
Tal como é habitual, a comunidade escolar tem preparado um conjunto de sessões que assinala, também, a passagem dos 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
As duas sessões para famílias contam com a mais recente produção da Pixar – “Bora Lá” – e uma produção japonesa da Studio Ponoc – “Mary e a Flor da Feiticeira”.
Reitera-se o privilégio do espectador do CLOSE-UP, de participar nas sessões comentadas que se estendem por todo o programa, com a presença de realizadores, críticos e programadores.
Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros | Cartão quadrilátero: 1 euro | Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes.
Bilheteira Filmes-concerto (Black Bombaim & Luís Fernandes / Cristina Branco)
Geral: 6 euros | Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros
Bilheteira Sessões para Famílias
Geral: 2 euros | Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 1 euro
Café Kiarostami (Foyer e Café-concerto): entrada livre
Toda a informação em www.closeup.pt e www.casadasartes.org
Comentários sobre o post