Vivemos uma grave situação social e a prioridade tem que ser o nosso bem estar comum.
Hoje, mais do que nunca, o orçamento da Câmara de Vila Nova de Famalicão deve servir para acudir às necessidades urgentes e às carências sentidas por causa da pandemia.
O Governo Municipal deve assumir que o dinheiro que está previsto gastar em festas e eventos cancelados em função da pandemia da Covid-19, assim como o dinheiro de outras despesas não relevantes, seja canalizado para apoio direto às famílias. E são vários milhões de euros. Nunca como este ano, o investimento direto nas pessoas foi tão relevante e fundamental.
Os apoios do Governo central ao nível do subsídio de desemprego, da proteção do rendimento mínimo das famílias e outras medidas sociais criadas no âmbito da pandemia, devem ser acompanhados de apoios municipais específicos.
O Partido Socialista de Vila Nova de Famalicão sugere que o Governo Municipal complemente os apoios nacionais com as seguintes ações de iniciativa municipal:
– Diminuição pelo menos para metade dos encargos com a água;
– Agressiva redução de impostos e taxas municipais;
– Apoios complementares às rendas habitacionais para agregados familiares em situação de desemprego ou perda de rendimento motivado pela pandemia;
– Cabazes alimentares condignos compostos por produtos locais para famílias com perda de rendimento – não é só no Natal que as famílias se precisam de alimentar;
– Reforço dos meios sociais de apoio à terceira idade e a pessoas com carências especiais.
Infelizmente chegam-nos relatos de Famalicenses em grande dificuldade e estes são apenas alguns exemplos do que pode e deve ser feito, já!
Comentários sobre o post