Fonte das fotografias: Ivo Tavares Studio
O projeto de arquitetura de reabilitação da Praça-Mercado de Famalicão foi o mais votado pelo público, na categoria de Melhor Arquitetura, no âmbito do concurso LOOP Design Awards. Da autoria da equipa de arquitetura da Câmara Municipal, teve como responsável o arquiteto Rui Pedro Ribeiro.
O projeto foi admitido a concurso pelo júri do galardão na categoria Arquitetura – Edifícios Públicos (Architecture | Public Buildings & Institutional) e foi distinguido como o vencedor no People’s Choice Awards, que contou com uma participação de mais de 50000 mil visitantes.
De realçar que a LOOP Design Awards é uma plataforma aberta à criatividade e talento mundial para celebrar e homenagear a diversidade criativa com trabalhos exemplares de todo o mundo. Este é um dos prémios internacionais de arquitetura e design mais prestigiados e reconhecidos nesta área, sendo importante referir, também, que a obra da Praça-Mercado é a única premiada entre várias que foram executadas nos últimos anos, em Vila Nova de Famalicão.
Com um total de 3748m², a Praça-Mercado Municipal de Famalicão reabriu portas no passado dia 25 de abril deste ano, totalmente remodelada e modernizada. Surpreendeu com a apresentação de um novo conceito de “Praça”, a oferecer melhores condições para quem vende e quem compra, mas também para quem a visita.
Este projeto, que se iniciou em 2017, reabilitou tanto o edifício original como ainda criou uma cobertura que serve de abrigo aos comerciantes. Desta forma, garantiu a capacidade de atender às necessidades do mercado permanente e cíclico, e ainda permitiu a abertura de uma nova frente urbana para a avenida Marechal Humberto Delgado e Praça Mouzinho de Albuquerque. A Praça oferece agora uma zona de restauração, área de venda para talhos, peixarias e frutarias, esplanadas e espaços verdes para lazer.
O projeto tem alcançado um destaque cada vez maior, no panorama internacional. O website ArchDaily Brasil, a plataforma de arquitetura mais visitada do mundo, incluiu e promoveu recentemente o conceito deste projeto, na sua página digital.
Com início de construção em 1950, apenas no ano de 1952 é que o espaço foi inaugurado e só em 1953 é que abriu ao público, na totalidade, para venda de carne, peixe, produtos agrícolas, entre outros. A construção do mercado municipal de Vila Nova de Famalicão tinha dois objetivos, sendo um deles, descongestionar o antigo campo da feira, a atual praça D. Maria II, e o outro, tornar esse espaço mais agradável e com melhores condições de higiene.
Atualmente, a Praça é um local totalmente renovado e inovador, o que o torna um local de passagem obrigatória em Vila Nova de Famalicão. Este é um espaço que está mais atrativo, mais funcional e que potencia novas experiências e vivências culturais e urbanas, com a preocupação de criar um estilo de vida mais saudável e com mais qualidade. Cruzar tradição, modernidade e inovação são aspetos fundamentais que caracterizam este projeto. O prémio alcançado, além de ser um enorme reconhecimento para quem idealizou e concretizou o projeto, destaca, ainda, o papel determinante que a Praça tem na centralidade de Vila Nova de Famalicão.
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post