A apresentação da metodologia da 2ª fase do projeto “Cuidar Maior”, decorreu esta quinta-feira, dia 3, em Requião. Esta é uma iniciativa de Integração Municipal de Apoio ao Cuidador Informal, criado em 2020, e com prospeção de continuar no futuro.
Desenvolvido pelo Centro Social e Paroquial de Requião, pela Cooperativa de Ensino Didáxis, Junta de Freguesia e Conferencia Vicentina de Requião, o “Cuidar Maior” pretende ser um pilar de apoio de todos os cuidadores informais do concelho de Famalicão. Destaca-se pelo apoio a vários níveis, desde a saúde passando pela formação até à resolução de assuntos administrativos. Tem ainda como ambição criar uma rede de parceiros que permita dar resposta às famílias para descanso do cuidador.
O Presidente do Centro Social Paroquial de Requião, Padre Domingos Machado, assinalou este dia com gratidão pelo contínuo apoio ao projeto. “É uma alegria, e acima de tudo, sentimo-nos contentes pelo trabalho que realizamos nos primeiros dois anos. É sinal que foi reconhecido não só pela autarquia, mas também pelos parceiros, e queremos continuar a desenvolver este projeto em prol dos cuidadores informais”, salientou.
A ambição desta ação é que tenha continuidade a longo prazo e que consiga efetivamente auxiliar os cuidadores informais: “Quando começamos foi com objetivo de ajudar nesta lacuna que existia, e muito mais há ainda para fazer. Nesta segunda fase terá como objetivo ajudar, mas queremos fazer muito mais do que vamos fazer. Queremos prolongar no tempo este projeto”.
Domingos Machado agradeceu ainda a todas as entidades que apoiaram no passado e que continuam a apostar neste projeto. Para a equipa de trabalho que constitui o projeto endereçou um agradecimento especial pela sua devoção e por “afincadamente, sem horários” estarem “sempre disponíveis para ajudar os cuidadores informais em tudo o que precisam”.
Como revelou, este é um trabalho que “às vezes não se nota, mas dão o apoio necessário aos cuidadores informais, que precisam para poder levar em frente a sua missão de ajudar os nossos idosos a ter uma vida em plenitude”.
Terminou a sua intervenção, apelando à envolvência de todos. “Uma palavra ainda de agradecimento por este momento e que o projeto seja uma envolvência de todos nós, Centro Social, comunidade, Município, e certamente também com todas as freguesias que estão a apoiar”, rematou.
Helena Correia, membro da equipa, revelou que o projeto acompanha até à data 127 cuidadores informais, pretendendo alcançar 272 no Concelho. Relembrou também as ações realizadas e que vão ter continuidade no futuro: cuidadores sinalizados, visitas domiciliárias, escalas aplicadas, consultas de psicologia, cuidados de saúde e consultadoria familiar.
Em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão esteve o Vereador do Empreendedorismo, Augusto Lima, que falou de um projeto em que a união prevalece. “É sem dúvida a grande mais valia deste projeto e que pode ser um modelo para o futuro- é esta ligação que aqui se conseguiu. Através das Comissões Sociais Inter-Freguesias conseguiu-se envolver os Centros Sociais, as Conferências Vicentinas, as Escolas, as empresas, as Freguesias e o próprio Município. De uma forma articulada estamos a trabalhar com um único objetivo. Nessa perspetiva, quando todas estas entidades se juntam, e trazem as suas competências, acho que o resultado só pode ser o sucesso”, defendeu.
Este “não é um trabalho de curto prazo”, frisou. “Não há ainda esta cultura instituída de que se pode trabalhar ao nível micro em termos de organização da própria comunidade para solucionar os seus problemas, as suas necessidades. Mas a comunidade pode ter este espírito de ir à procura das soluções”, completou Augusto Lima.
“Queremos que este projeto seja um modelo até para aplicar noutros contextos e situações. Está a nascer aqui este espírito, o desígnio coletivo”, concluiu.
A par com esta apresentação foi também organizado no local um evento solidário “Unidos pela Ucrânia”, com a doação de um bem de primeira necessidade, que foram depois entregues na Raclac.
Comentários sobre o post