O projeto municipal “Mais e Melhores Anos” de Famalicão, focado na população sénior, é um sucesso comprovado pela ciência.
Um estudo recente das faculdades de Desporto e Psicologia da Universidade do Porto analisou quase 7 mil avaliações de cerca de 3 mil participantes e concluiu que a atividade física adaptada é uma poderosa ferramenta de bem-estar, refere uma nota enviada à nossa redação.
O programa, é gratuito e envolve cerca de 4 mil famalicenses, demonstrou melhorias significativas, não só na aptidão física (como o aumento da resistência aeróbia, acima da média nacional), mas também na saúde cognitiva e emocional dos seniores.
O chefe da municipalidade, Mário Passos, salienta que, para além dos resultados científicos, “os sorrisos e a motivação” dos participantes são a maior prova do impacto do projeto.
O “Mais e Melhores Anos” oferece reabilitação e desporto adaptado e noutras vertentes, sendo considerado uma resposta social estruturada de excelência. Este trabalho valeu à Câmara Municipal de Famalicão o Prémio Excelência Autárquica 2025 na área do desporto.
Comentários sobre o post