Conferência Episcopal Portuguesa mantem medidas de prevenção nas celebrações católicas e anuncia regresso das procissões e da catequese
Foi anunciado ontem o regresso oficial das procissões e de outras atividades pastorais, como a catequese, pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Também as atuais normas para as celebrações católicas se vão manter por agora.
“Tendo em conta a situação atual da evolução da pandemia, continuaremos a realizar as nossas celebrações e atividades pastorais com os devidos cuidados sanitários e de segurança, quanto à higienização, uso de máscaras e razoável distanciamento”, disse o porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa, citado pela Ecclesia, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho Permanente.
O padre Manuel Barbosa explicou ainda que é recomendado que “sejam dignificadas as exéquias cristãs e se realizem as procissões e outras atividades pastorais, como a catequese e outros encontros”. Salientou ainda que todas as celebrações vão continuar a ser realizadas “com os devidos cuidados sanitários e de segurança, quanto à higienização, uso de máscaras e razoável distanciamento”.
Só a partir da reunião de Conselho Permanente de Outubro e da Assembleia Plenária de Novembro é que haverá novas regras para as celebrações comunitárias e atividades pastorais “de acordo com o evoluir da situação e as orientações das autoridades de saúde”, como esclareceu.
O padre Manuel Barbosa relembrou que, em agosto, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou as orientações para os locais de culto e religiosos, ao reduzir o distanciamento exigido para 1,5 metros.
O padre Manuel Barbosa destaca que “nunca houve surtos” em celebrações religiosas e sublinhou a importância de atender sempre às “situações locais” para a implementação destas orientações gerais, num momento em que começa a haver “algum alívio” na vida social.
Comentários sobre o post