O Adro da Igreja de Portela foi o palco de mais uma Mostra Comunitária, nos dias 22 e 23, onde reuniu mais de uma dezena de expositores: artesãos, serviços, produtores, entre outros.
“O balanço da Mostra é positivo, onde toda a gente colaborou, que é o que mais interessa. Houve a adesão do costume, estávamos a contar, e correu dentro da normalidade” – referiu Bernardino Martins, presidente da União de Freguesias de Vale São Cosme, Telhado e Portela.
A tarde de sábado ficou marcada por diversas aulas que reuniram diversas faixas etárias, desde os mais novos ao mais velhos: Exercício Físico, Aula de Zumba, Meditação e um Showcooking.
A partir das 19h30, realizou-se a noite da francesinha. A população pôde jantar no bar, da paróquia ou levar para casa.
Mais tarde, pelas 22h00, o Grupo Musical da Fundação Castro Alves animou a população presente.
Uma surpresa subiu ao palco: a jovem Margarida Ribeiro atuou, pela primeira vez, e encantou os que estavam presentes.
À meia noite, a sessão de fogo de artifício encerrou o primeiro dia do certame.
No domingo, a festa continuou, com a realização de uma eucaristia com a Festa da Fé, na parte da manhã.
À tarde, pelas 16h00, os fiéis voltaram-se a reunir para a oração do terço, seguido de procissão, com a fanfarra do Agrupamento 1060 Escudeiros, Braga. Àquela cerimónia religiosa participou Mário Passos, Presidente do Município famalicense, acompanhado do executivo local.
No final das celebrações religiosas, o chefe da municipalidade visitou os expositores, com o executivo e, ao final da tarde, procederam ao corte do bolo e brinde, ao sucesso da Freguesia.
Bernardino Martins realçou que, apesar da freguesia ter apenas 600 habitantes e os expositores serem poucos, todos se mostraram animados pala lá estar: “É uma aldeia que tem poucos expositores, mas que todos eles querem vir todos os anos mostrar o que de melhor se faz aqui na Portela”.
O autarca reconhece que o evento, “sendo só Mostra Comunitária, acaba por não arrastar tanto povo, mas como tem (…) a parte religiosa, consegue mobilizar mais pessoal e isso é bom, tanto para a Mostra como para a festa”, conclui.
Comentários sobre o post