“Temos dados muito sólidos que nos demonstram que os países mais descentralizados são países com nível de desenvolvimento económico e social superior (…)” – reconheceu Poiares Maduro em Famalicão, hoje.
Explanando melhor a sua oratória, opinou: “e, desse ponto de vista, as políticas públicas são também mais eficazes quanto mais conhecerem e se adequarem ao território, porque permitem maior experimentação, mais qualidade de resposta e eficácia às necessidades das pessoas. É neste prisma que as autarquias locais desempenham um papel fundamental neste processo”.
O ex-Ministro -Adjunto e do Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, foi o convidado da conferência “Desafios Globais e o Papel das Instituições e Agentes Locais na Internacionalização dos Territórios”, promovida no âmbito da estratégia de internacionalização do município famalicense. A iniciativa integrou-se nas ações de Famalicão Região Empreendedora Europeia 2024.
Por sua vez, o Presidente da Câmara de Famalicão Mário Passos, na sua intervenção, abordou o trabalho das políticas públicas do município que – disse – visam “estimular o crescimento, aumentar a competitividade e criar condições para a sustentabilidade a longo prazo”.
O mesmo autarca manifestou que o reconhecimento de Famalicão como Região Empreendedora Europeia é um bom exemplo desta estratégia que – revelou – “nos projeta internacionalmente”.
De anotar que Poiares Maduro é professor universitário, tendo exercido o cargo de Advogado-Geral no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias.
Comentários sobre o post