O Instituto Português do Mar e da Atmosfera divulgou, através de comunicado, as previsões do programa CAMS (Copernicus Atmospheric Monitoring Services) que apontam para um transporte de partículas para a região dos Açores com origem no deserto do Saara, a partir desta segunda-feira e até ao dia 02 de fevereiro (quarta-feira).
O Instituto alerta que estas partículas vão “atravessando progressivamente todas as ilhas do Arquipélago, começando pelas ilhas do Grupo Oriental e estendendo-se aos restantes Grupos”.
“Este evento deve-se à presença de movimentos verticais ascendentes sobre a região do deserto do Saara que transportam estas partículas para níveis mais elevados da troposfera, bem como a uma circulação favorável à superfície, devido a uma corrente de leste associada à circulação de um anticiclone centrado a norte/nordeste do Arquipélago”, pode ler-se no boletim.
Desta forma, “é possível que o azul do céu se apresente com um tom mais pálido do que o habitual, quase esbranquiçado. A possibilidade de ocorrer precipitação prevista nos próximos dias deverá depositar alguma poeira que poderá ser visível a olho nu”.
Comentários sobre o post