A Assembleia da República aprovou hoje o Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a requalificação da EB 2,3 Júlio Brandão. Apenas os Deputados do Partido Socialista não votaram favoravelmente a recomendação, optando pela abstenção.
Da autoria do deputado famalicense, Jorge Paulo Oliveira, a Assembleia da República aprovou hoje, apenas com a abstenção dos Deputados do Partido Socialista, o Projeto de Resolução recomendando ao Governo que em “colaboração com a escola e os agentes educativos projete e materialize uma intervenção profunda na EB 2,3 Júlio Brandão de modo a resolver os seus visíveis problemas infraestruturais e conceptuais há muitos anos legitimamente denunciados pela comunidade educativa, de modo a devolver à mesma as condições que todas as escolas devem ter para um ensino moderno e de qualidade”.
Pode ler-se na exposição de motivos da iniciativa do PSD que “as “mazelas” provocadas pela passagem do tempo e o modelo conceptual próprio da época da sua construção, não são consentâneas com a escola moderna e funcional dos tempos de hoje e às atuais exigências curriculares”.
Recorde-se que o edifício entrou em funcionamento no ano letivo de 1987/88. Aliás, Jorge Paulo Oliveira recuperou as palavras do Diretor do Agrupamento de Escolas, proferidas em setembro de 2018, aquando da celebração dos 50 anos da EB 2,3 Júlio Brandão, quando este afirmou que a instituição demonstrara em variadas ocasiões ter sido “capaz de se reinventar, de acomodar a inovação, como uma oportunidade e nunca como uma dificuldade”, mas que 31 anos depois da abertura do edifício “a prioridade deve ser colocada nas instalações da escola, os professores fazem um esforço tremendo, mas há coisas que são estruturais”, referindo-se ao edificado.
A EB 2,3 Júlio Brandão que já foi reconhecida pela UNESCO como um exemplo a seguir na rentabilização e humanização dos espaços escolares, uma aposta das várias direções da escola longo dos anos é, no município de Vila Nova de Famalicão, uma das escolas sobre a alçada do Ministério da Educação é uma das que apresenta “maiores necessidades apresenta em termos de intervenção no seu edificado”.
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