Vento, com rajadas fortes, sendo que no Litoral Oeste soprará até 85 kms/hora e, nas terras altas, poderá atingir os 120 kms/hora, está a ser um aviso do IPMA/Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
A agitação marítima, por via disso, poderá apresentar ondas elevadas, o que leva as Autoridades a solicitar às pessoas que não se aproximem da orla costeira.
O IPMA adianta que se prevê a passagem de superfícies frontais frias associadas à depressão FIEN, com ocorrência de precipitação no continente, em especial nas regiões Norte e Centro, e que serão de neve, hoje, dia 16, nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para 900/1100 metros de altitude no Norte e Centro no dia 17 e para os 500/700 metros a partir do final da tarde de dia 17, podendo acumular quantidades significativas no solo.
A temperatura irá sofrer uma diminuição, que será mais acentuada nos dias 17 e 18, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral. A temperatura máxima deverá oscilar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior Norte e Centro. Salienta-se que o desconforto térmico será acentuado pelo vento forte que se irá fazer sentir.
Os mais idosos, assim como os mais novos, especialmente bebés e crianças, devem ser ajudados a proteger-se, mormente agasalhando-se e consumindo bebidas quentes ou sopas.
Comentários sobre o post