É uma nova fase na carreira do jovem piloto João Silva. Com um novo carro e em preparação para uma nova época, o famalicense promete continuar a dar frutos no desporto motorizado. Na passada sexta-feira, dia 26, apresentou o seu novo projeto para a época 2022 e revelou algumas novidades.
O Nissan Micra que o acompanhou desde o início vai ser agora substituído por um Renault Clio R3T. “Não é um carro de dia a dia”, afirmou, em tom de brincadeira.
Esta nova viatura tem um motor 1600 de cilindrada, caixa de seis velocidades sequenciais e 240 cavalos. Este novo carro marca uma nova etapa para o piloto, que vai contar com Inês Veiga como navegadora na temporada de 2022.
“Para esta época vamos dar um passo em frente na nossa carreira, tanto eu como a Inês. Vamos passar para um novo campeonato, com um novo carro. Temos também ambições maiores do que anteriormente e vamos tentar cumprir os nossos objetivos – ser Campeões Júnior e obter o melhor resultado possível no Campeonato a duas rodas motrizes. E para isso vamos dar o nosso melhor em todas as provas que formos e esperamos o melhor”, salientou João Silva.
Inês Veiga, natural de Águeda, tem 20 anos e é estudante de piloto de aviação. Como contou, além do desporto motorizado, foi o pai que lhe incutiu este gosto. “Sempre fui habituada, tanto nos carros como nos aviões, por isso foi uma paixão que veio desde pequenina e eu sempre quis isto”.
A parceria com João Silva “surgiu de forma muito natural”. O trabalho de ser navegador de um piloto, como explicou, é muito exigente. Conhecer os trajetos e dar as indicações certas no momento certo. Se alguma coisa falhar “é um erro sempre dos dois”, ainda que seja dada a nota certa ao piloto. “Vamos os dois dentro do carro por isso é um erro dos dois. Mas o navegador não pode falhar, é uma concentração extrema. Temos um grande trabalho de casa, estudar o rali, as classificativas, tudo aquilo em que podemos ajudar o piloto”, pormenorizou.
A ambição para esta época, como ambos defendem, é serem campeões em Júnior. “Sabemos que vai ser difícil, sabemos que a concorrência vai ser forte, mas também temos consciência que temos a capacidade para isso, conseguimos ser rápidos, portanto vamos para dar luta”, frisou João Silva.
Nesta apresentação esteve também presente o vereador da cultura Pedro Oliveira, que falou sobre a importância do desporto motorizado no concelho, e no investimento que tem sido feito nos mais jovens: “O Município de Famalicão continua a apostar no desporto motorizado, seja naquilo que é a promoção e organização de eventos desportivos motorizados, seja naquilo que é o apoio a jovens atletas promissores. Já era o caso do João, há alguns anos, e agora é também da Inês que vai fazer dupla com o João nesta época”.
Famalicão tem sido um viveiro para o desporto, onde o ambiente é propício para que os jovens consigam progredir nas suas carreiras. Portanto, “há um investimento naturalmente do município, há um investimento das empresas, de patrocinadores, e todos colaboram porque só neste conjunto de apoios é possível alavancar e fazer crescer estas carreiras dos atletas”, concluiu.
A dupla João Silva e Inês Veiga vai entrar em ação já nos próximos dias 12 e 13 de março para participar no Rally Serras de Fafe.





			
		    

















 
Comentários sobre o post