O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, realizou na passada, sexta-feira, dia 11, uma visita ao novo Campus de Proteção Civil de Famalicão. Nesse espaço, localizado na freguesia de Bairro, está instalada uma Base de Apoio Logístico, construída mediante protocolo celebrado entre o Município e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Servirá de apoio e suporte direto ao desenvolvimento e sustentação das operações de proteção e socorro.

A visita contemplou um périplo a todo o recinto, que possui valências como um edifício de apoio, base para estacionamento de viaturas pesadas, heliporto, campo de futebol e de ténis, balneários e piscinas.
Mário Passos revelou estar muito satisfeito com o que viu, e que, das conversas com o Comandante Regional e o Comandante Distrital, recebeu o feedback que “é o melhor Campus da Proteção Civil em Portugal”
O autarca assinalou ainda o espírito de solidariedade famalicense, sendo que os trabalhos que se vão realizar neste Campus se vão estender a toda a região Norte. “É uma boa referência que levam, e que permite dizer também que Famalicão é muito solidário, porque este Campus não é só para acudir do ponto de vista da emergência, do socorro, da prevenção e da vigilância em Famalicão, mas também irá acudir o distrito de Braga e o Norte de Portugal”, completou.
“O facto de estar aqui a ANEPC também nos vai permitir reforçar meios, por forma a que, aqui em Famalicão, o socorro se preste de forma mais rápida”, salientou, acrescentando que esta celeridade terá como sustento a existência de mais meios devidamente capacitados e habilitados no local.
É a Câmara Municipal que está a desenvolver todos os investimentos, tal como adiantou o presidente do município. As boas condições do edificado e as mais valias que este proporciona ao território justificam as verbas atribuídas.
Ricardo Mendes, Vereador da Proteção Civil, fala de um espaço com uma valência «inédita» em Portugal. “Não existe nada parecido com isto, no âmbito da Proteção Civil. Neste momento, já temos cá a Força Especial de Proteção Civil, temos uma camarata feminina e masculina, que permite o alojamento de cem pessoas, para reforço de meios. Estão a operar os serviços Municipais de Proteção Civil e a sua respetiva equipa operacional”, explicou.
Para que este projeto se tornasse realidade, o Vereador destacou que é necessário um agradecimento a Sampaio Nogueira, “pela permissão e pela colocação do espaço à disposição desta entidade”.
“Estamos absolutamente convictos que será dada boa utilização e que será um elemento preponderante na operalização de meios regionais quando forem necessários”, reforçou.
As vantagens são também inequívocas para Ricardo Mendes, visto que o Campus permite a possibilidade “de operar e veio trazer uma nova centralidade a Bairro”. Por outro lado, tem também uma vertente lúdica, que a comunidade vai poder usufruir, de forma protocolada pela Junta.
Rui Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Bairro, colocou em evidência a reabilitação do espaço, que não estava a ser explorado. “Este é um momento de enorme alegria para a comunidade, não só para o Presidente da Câmara perceber alguns anseios que temos para reabilitar alguns espaços, mas também para conhecer esta grande dinâmica que a Proteção Civil veio dar”, partilhou.
Como referido, novas atividades e ações vão ser desenvolvidas neste campus, o que, segundo o presidente, só traz vantagens a Bairro: “Cria movimento à freguesia, e no futuro, quando o espaço estiver em pleno funcionamento, é algo que vai beneficiar toda a comunidade de Bairro, e arredores”.
Salientou que os equipamentos e espaços vão estar tanto ao dispor da comunidade, como da própria Proteção Civil. “Será criado um regulamento próprio para essas utilizações e articularemos isso sempre da melhor maneira”, assegurou.




























Comentários sobre o post