AMostra Comunitária de Novais realizou-se nos dias 12 e 13.
No sábado o evento iniciou com a inauguração da Sede da AFSA a que se seguiu a inauguração do espaço Polivalente destinado à prática da modalidade da Petanca. “Aquilo não é um pavilhão para a Petanca, é um pavilhão para a comunidade e para fazer comunidade”, começou por referir Rui Carvalho, do Executivo da Junta de Freguesia da U. F. Ruivães e Novais.
A Sede da AFSA foi, também, inaugurada, “já estão lá há 12 ou 16 anos, mas só agora é que renovaram o espaço e aproveitaram a data e inauguraram, também, a Sede deles”, explicou aquele autarca local.
À noite o Mercado Nazareno, no adro da Igreja Paroquial, que para além de juntar a comunidade, juntou ainda muita gente como figurante na encenação da “Última Ceia”. “É sempre um dia Santo. As pessoas ficam muito agradadas com aquilo que vêm”, referiu Rui Carvalho, acrescentou, ainda, “é uma encenação com as pessoas da comunidade, para a comunidade, em que eu tenho todo o orgulho em fazer parte (…) e representamos a «Última Ceia» neste dia”.
No domingo a comunidade mostrou, uma vez mais, as suas potencialidades. Todos se faziam representar: artesãos, produtores locais, movimentos, associações, entre outros.
Um evento “onde houve muito envolvimento das pessoas. Tivemos expositores que tinham vindo há uns anos e que retomaram este ano outra vez, (…) pessoas da terra que acreditam, também, neste associativismo, nesta mostra”, assegurou Sandra Castro, membro do Executivo da U. F. de Ruivães e Novais.
O tempo também ajudou e Novais irá regressar no próximo ano com mais uma edição da Mostra Comunitária.
Comentários sobre o post