Literacias e Dados é uma nova disciplina, de carácter obrigatório, a integrar no Ensino secundário, no próximo ano letivo.
Insere-se em projetos-piloto de inovação pedagógica, com vista – é anunciado pelo Ministério – a aumentar o sucesso e a equidade escolar.
Ser letrado é fundamental para que, cada aluno, possa ter competências que lhe permitam enfrentar a vida.
O nosso Ensino – seja-nos permitido a opinião – tem descurado um conjunto de disciplinas/cadeiras, até no Ensino Superior, que deveriam formatar os Cursos, tal como Relações Públicas e Comunicação, fundamentais para a presença de qualquer profissional, junto de clientes, de utentes ou de simples cidadãos.
Sem conhecimentos básicos de como lidar com o público poderá existir uma inter-acção conveniente e capaz e, também, uma linguagem acessível e suficiente para abordagem de temas e troca de palavras?
Sem conhecimentos básicos de Comunicação será possível a compreensão de emails, de informações de serviço para serviço, de comunicações internas e/ou de simples diálogos?
Literacia, a nova forma de afirmar que existe alfabetismo, tem de circular em todos os níveis para que, na era do digital e, futuramente, da Inteligência Artificial, possamos continuar a ler e a interpretar, para não deixarmos de ser humanos…
Comentários sobre o post