A segunda edição da iniciativa “Concerto de Comunidade”, desenvolvida pela entidade artística Ondamarela, no âmbito do programa Há Cultura | Cultura Para Todos, vai ser apresentado no próximo dia 1 de maio, pelas 18h00.
Mais de 30 cidadãos, dos 7 aos 70 anos, das freguesias de Avidos, Lagoa, Landim e Seide vão subir ao palco do Auditório António Gomes, de Avidos, para apresentar um espetáculo que culmina com três meses de trabalho artístico, junto da comunidade.
Das cordas às castanholas, passando pela voz e o canto, o espetáculo musical está a ser preparado, sob orientação de profissionais da área da música colaborativa. Inspira-se nos rituais, histórias, vivências e outros elementos materiais e imateriais do território, com base no contributo de mais de uma centena de cidadãos.
Uma performance musical em que todos são protagonistas, é o que defende o diretor artístico da Ondamarela, Ricardo Baptista. “Queremos que cada um dos participantes tenha um papel, não queremos que haja alguém na sombra”, refere, demonstrando a intenção de que “todos, até os mais tímidos, podem ter um momento (no espetáculo)”.
“O grosso do grupo não tem experiência musical, e isso torna a experiência ainda mais desafiante e interessante”, acrescenta Ana Bragança, gestora do projeto, da Ondamarela.
Ambos admitem que se trata de um trabalho em constante desenvolvimento. “Ainda não é totalmente claro o que vai acontecer (em palco)”, admite Ricardo Baptista, salientando que é um dos aspetos que concede autenticidade e beleza ao espetáculo, que será apresentado no Dia do Trabalhador.
Mais do que um projeto artístico, Tomás Sousa, Presidente da Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) de Avidos, Lagoa, Landim e Seide, destaca que “é um projeto importante para este território (…) é uma forma de fomentar a socialização, o convívio e estreitar laços entre as comunidades das freguesias”.
Trata-se do projeto promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE). Esta é a segunda edição da iniciativa, sendo que a primeira envolveu cidadãos das freguesias de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália, Jesufrei, Lemenhe, Mouquim, Nine e Sezures, que apresentaram uma criação musical original no salão paroquial de Mouquim, em novembro do ano passado.
Comentários sobre o post