A Praça de Santa Marinha, na freguesia de Mogege, reuniu, no dia 8, as associações daquela freguesia, associando-se, também, os artesãos e produtores locais, para a realização da Mostra Comunitária.
As dinâmicas culturais e desportivas aconteceram ao longo da tarde. As demonstrações de defesa pessoal, de Alex Ryu Jitsu, tendo como grande destaque o Trail Penedo da Moura, que desta vez reuniu muitos amantes da modalidade. Pedro Oliveira foi o grande vencedor da prova “vinha para lutar pelo pódio, mas pronto, isto foi realmente um resultado que eu não estava à espera. Senti-me bem, durante a prova toda e foi «ouro sobre azul»” – referiu o atleta famalicense, “já tinha ganho aqui há 5 anos, (…) este Trail é muito especial para mim, gosto muito, estou cá todos os anos”. Pedro Oliveira elogiou a organização do evento “que continua excelente”.
Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão visitou o certame e na companhia do executivo da Junta de Freguesia de Mogege, visitou os expositores, com quem trocou ideias.
“Foi uma Mostra à altura das Mostras anteriores. Mostra aquilo que Mogege é, desde os seus artesãos, o festival de folclore (…) as mostras são sempre aquilo que uma freguesia é, e precisa de ser, pelo menos mostrar aquilo que é capaz de fazer, e isso nós conseguimos” – começou por lembrar Carlos Lima, presidente da Junta de Freguesia de Mogege.
A vontade de continuar continua “enquanto nós tivermos as associações a aderirem, os artesãos, os nossos produtos da terra (…), eu acho que tem tudo para cada vez capitalizar mais, cada vez sermos mais fortes” – vincou o autarca local.
A noite trouxe mais um festival de folclore, promovido pelo Rancho folclórico de Santa Marinha de Mogege, que convidou: Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém; Grupo Típico de Ançã, oriundo de Cantanhede; da cidade da Maia, participou o Rancho Regional São Salvador de Folgosa e a terminar o grupo Rusga Típica da Correlhã, de Ponte de Lima.
Comentários sobre o post