A passagem de uma frente fria trará uma descida generalizada das temperaturas, queda de neve acima dos 900 metros e agitação marítima forte, com rajadas que podem atingir os 90 km/h nas zonas altas.
Portugal Continental enfrenta hoje um agravamento das condições meteorológicas, caracterizado por períodos de céu muito nublado e a ocorrência de aguaceiros que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada. O fenómeno será mais sentido no litoral oeste, perdendo intensidade no interior durante o período da tarde.
As regiões Norte e Centro deverão registar queda de neve acima dos 1200 metros, cota que baixará para os 900 metros no decorrer do dia. O vento soprará com intensidade, especialmente na faixa costeira a sul do Cabo Raso e nas terras altas, onde as rajadas podem chegar aos 70 km/h e 90 km/h, respetivamente.
Impacto nas Áreas Metropolitanas
Grande Lisboa: Esperam-se aguaceiros com possibilidade de granizo e trovoada. O vento será forte junto ao Cabo Raso, com rajadas até 70 km/h, acompanhando uma descida térmica.
Grande Porto: O céu manter-se-á geralmente muito nublado, embora com abertas à tarde. Estão previstos aguaceiros e vento moderado a forte, num cenário de descida das temperaturas.
Açores sob aviso de vento forte e chuva em todos os grupos
O estado do tempo nos Açores vai registar um agravamento nas próximas horas, com a previsão de rajadas de vento que podem atingir os 100 km/h e períodos de chuva forte, afetando a totalidade das ilhas do arquipélago.
As previsões meteorológicas apontam para um cenário de instabilidade em todos os grupos, marcado pela nebulosidade e pela intensidade do vento, que rodará entre o sudoeste e o oeste.
Grupo Ocidental: O céu estará muito nublado, com chuva intensa durante a madrugada e manhã. O vento soprará com rajadas até 90 km/h, esperando-se abertas apenas para o período da tarde.
Grupo Central: Será a zona mais fustigada pelo vento, com rajadas previstas até aos 100 km/h. O céu permanecerá geralmente muito nublado, com a chuva a dar lugar a aguaceiros apenas no final do dia.
Madeira sob aviso de aguaceiros e queda de neve nos pontos mais altos
O arquipélago da Madeira enfrenta hoje um dia marcado pela instabilidade meteorológica, com previsões de neve nas zonas montanhosas, vento forte e uma descida generalizada da temperatura.
A região apresentará períodos de muita nebulosidade, embora se espere uma abertura do céu na vertente sul durante a tarde. Estão previstos aguaceiros, especialmente na vertente norte e nas terras altas. Até ao início da manhã, existe a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha.
O vento soprará de moderado a forte, com rajadas que podem atingir os 70 km/h no litoral e os 90 km/h nas zonas montanhosas durante as primeiras horas do dia.
Situação no Funchal
Na capital madeirense, o cenário será mais calmo. O céu apresentará períodos de nebulosidade, tornando-se temporariamente pouco nublado durante a tarde. O vento será, em geral, fraco e as temperaturas registarão uma pequena descida, acompanhando a tendência do resto do arquipélago.
Grupo Oriental: A chuva chegará a partir da manhã e o vento manter-se-á forte, com rajadas até 90 km/h. À semelhança das restantes ilhas, a precipitação deverá passar a regime de aguaceiros durante a noite.
PUBLICIDADE






















Comentários sobre o post