Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu, ao longo dos últimos quatro anos, um projeto que visa contribuir para a auto-reparação de materiais metálicos. Trata-se de tentar diminuir os danos ocorridos, por fadiga, em materiais metálicos e evitar o colapso do sistema em que estão inseridos.
O projeto “CrackFree – Para materiais metálicos auto-reparáveis”, liderado por Ana Sofia Ramos, investigadora do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE), centrou-se na elaboração desse sistema para aplicação em áreas como aeroespacial, aeronáutica ou biomédica.
«A auto-reparação em metais é complexa, tornando a sua investigação um desafio” – revelou aquela investigadora.
De acordo com a equipa da FCTUC, o uso deste sistema pode ser aplicado, por exemplo, em satélites, uma vez que a manutenção é extremamente difícil e realizada de forma remota, bem como em amortecedores de carros, componentes que sofrem maior colapso ao longo do tempo. “O nosso estudo é o começo de uma longa caminhada com desafios reais a serem ultrapassados. Os mecanismos e princípios básicos da auto-reparação em metais ainda são desconhecidos e os nossos resultados são claramente considerados uma mais-valia“, conclui a equipa do projeto, constituída por oito investigadores do CEMMPRE. O projeto CrackFree recebeu um financiamento na ordem dos 214 mil euros por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).























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