São no total 500 medidas para o concelho alinhadas em 30 áreas temáticas
O Programa Eleitoral da Coligação Mais Ação Mais Famalicão, foi apresentado esta segunda-feira, dia 13 de setembro. Mário Passos, candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, apresentou um Programa ambicioso “para todos os famalicenses”, com cinco agendas, 30 áreas temáticas e cerca de 500 medidas, “que equivalem aos compromissos que assumimos desde já com os nossos concidadãos”, como começou por destacar.
Em conferência de imprensa, o candidato destacou algumas medidas do programa que pretendem responder aos desafios do futuro do concelho. A visão é “aproveitar as oportunidades da presente década para consolidar Vila Nova de Famalicão como um dos melhores concelhos de Portugal para viver, divertir, estudar, trabalhar e investir”, realçou.
Nas cinco agendas integram-se a do Famalicão Ecológico, Famalicão Qualificado, Famalicão Integrado, Famalicão Participativo e Famalicão Dinâmico, que são assim o mote para a visão da equipa para um concelho “moderno, inovador, empreendedor e com qualidade de vida”.
Na área do Ambiente, o candidato avançou com o compromisso de implementar a Agenda 21 Local e da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. No investimento de infra estruturas básicas, estão medidas como a conclusão das redes de Abastecimento de Água, que está atualmente nos 98%, e do Saneamento, que cobre 90%. Para dar resposta aos que não dispõem de rede de saneamento no imediato, será lançado um serviço público de limpeza de fossas sépticas “para salvaguardar os solos e para evitar despejos inadequados de águas residuais para o meio ambiente”. O sistema de recolha de resíduos também será alargado.
No que toca à proteção da biodiversidade, Mário Passos destacou o desenvolvimento do projeto “Os Nossos Rios”, com a finalidade de requalificar e valorizar a rede hidrográfica do concelho. Lançou também o desafio de plantar mais 30.000 árvores até 2030, planos de expansão para Norte do Parque de Sinçães e a criação de um corredor verde ao longo do Rio Pelhe para Sul do Parque da Devesa. Entre a criação de novos parques, está a do Parque do Longo e um Parque em Barrimau. Destaca-se também a dinamização na mobilidade, com medidas de criação de vias cicláveis intermunicipais, e dinamização no que toca aos transportes, para torná-los mais eficientes.
Na área das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, o candidato avançou com medidas de reforço e assumiu “alargar circuitos, ajustar horários às dinâmicas diárias da população e tornar o transporte eficiente com diferentes tipos de soluções ao nível de viaturas. Vamos sedimentar e alargar a experiência do Voltas. Vamos modernizar o serviço com informação objetiva em múltiplas plataformas, incluindo as digitais”, reforçou. Entre estas medidas está a nova variante à EN 14, entre os concelhos da Maia, Trofa e Vila Nova de Famalicão, englobando uma nova travessia do Ave, contribuindo deste modo para resolver o tráfego da EN 14, e para a salvaguarda da Ponte de Lagoncinha. A reabilitação da ER 206 entre a cidade de Famalicão e Joane, e ainda da Avenida Eng.º António Pinheiro Braga, também faz parte do programa.
O candidato destacou ainda a importância da eficiência energética, com a medida que pretende avançar para uma nova frente de ação no programa Casa Feliz, “para o apoio de obras de isolamento energético de habitações para as famílias mais carenciadas”. “Destaco esta medida para perceberem que o nosso plano de eficiência energética é transversal a todos. Queremos chegar o mais longe possível: aos edifícios públicos, à iluminação pública, à casa das pessoas”, referiu.
A promoção do acesso dos jovens à Habitação e a participação ativa destes também foi destacada. O Programa apresenta diretrizes de apoio à educação, de forma a promover a igualdade de oportunidades para todos, a autonomia e a inclusão educativa para todos os ciclos. Mário Passos destacou precisamente a questão da Habitação, como “um problema dos nossos dias e das nossas cidades” e revelou medidas que vão de encontro à resolução desta questão, como incentivos à reabilitação urbana, melhor regulamentação urbanística, apoios sociais às famílias carenciadas e apoios específicos para os jovens.
Destaca-se, na Educação, medidas de construção e reabilitação de novos equipamentos educativos, como por exemplo, uma escola do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário da rede pública para Riba de Ave e a reabilitação da Pe. Benjamim Salgado, em Joane. Outra medida é o término da construção e reabilitação do Parque Escolar Municipal.
Na área da Cultura foi realçada a importância da valorização do património, como o Monte das Eiras, englobando os castros das Eiras, de Santa Cristina e de Vermoim, as mamoas de Vermoim e o Castelo Medieval de Vermoim. A promoção e valorização paisagística e patrimonial do Monte de São Miguel-o-Anjo, em Calendário e projetos de intervenção em locais como a Estação Arqueológica de São João de Perrelos, a Fonte dos Pelames e a Fábrica de Papel de Gondifelos.
“Um Município com igualdade de oportunidades” é também o mote para um concelho que combate a discriminação. O objetivo é sensibilizar, criar planos e estruturas que apoiem pessoas em situação de exclusão social, à infância, aos seniores, pessoas com deficiência, e às minorias étnicas. Para os seniores, estão medidas como a criação de uma rede de Academias Seniores, continuar com a realização do Passeio Sénior a Fátima.
No que diz respeito à saúde, Mário Passos diz que “não pretendemos substituir-nos ao Estado naquilo que são as suas obrigações mas estaremos ao seu lado, como sempre estivemos, disponíveis para ajudar a garantir os melhores cuidados de saúde no concelho, prontos a assumirmos verdadeiras competências na área da Saúde, desde que nos sejam dadas condições para tal”. Ao nível do Planeamento e cooperação de Saúde estão medidas como a criação da Rede Famalicão Saudável, lançamento de um Plano de promoção de saúde oral em conjunto com a CEPSU, prosseguir com a implementação do programa Rede Solidária do Medicamento. No que toca ao acesso aos cuidados de saúde destaca-se a reabilitação das instalações da Unidade de Saúde Familiar Antonina, em Requião, a construção da nova Unidade de Saúde de Joane, construção também de uma nova Unidade de Saúde para substituir a de S. Miguel-o-Anjo e do edifício do Centro de Saúde de Famalicão.
No Desporto, a ambição é que Vila Nova de Famalicão seja a Cidade Europeia do Desporto, sendo que, para tal, o compromisso é a conclusão das últimas fases do novo Centro Desportivo de Famalicão- Pista de Atletismo- e do Skate Parque. Outras medidas são a criação de um Centro de Trail e a requalificação e ampliação das Piscinas Municipais da cidade de Vila Nova de Famalicão.
Nas áreas da Governação Municipal, a Governança do Território, o Associativismo, a Segurança e a Proteção Civil, o candidato destacou o objetivo de “consolidar a comunicação e a interação com os famalicenses, designadamente através do aprofundamento de procedimentos participativos” e ainda a construção de um município que “tire partido das tecnologias digitais para o fomento da participação democrática e para a eficiência da gestão do espaço público”.
Mário Passos destacou ainda o Famalicão Made IN pelo contributo que deu na mudança de paradigma de relação das empresas com a autarquia e defendeu que pretende fortalecer este programa. “Nos últimos anos, o Famalicão Made IN deu um contributo importante ao país na mudança de paradigma da relação das empresas com as autarquias e vice-versa. Foi um trabalho extraordinário o que se fez em Vila Nova de Famalicão e que é nosso compromisso aprofundar e evoluir”, lembrou.
Estas são as medidas apresentadas pelo candidato da coligação Mais Ação Mais Famalicão, que, para Mário Passos, é um “programa ambicioso, inovador, moderno, que dá continuidade ao trabalho de qualidade dos últimos anos, mas que rasga novos caminhos para o futuro”, concluiu o candidato.
Comentários sobre o post