Maria Luís Albuquerque, ex-Ministra das Finanças (2013-2015), acaba de ser nomeada Comissária Europeia, em representação de Portugal. O anúncio foi feito, momentos atrás, em directo, nas televisões, pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
Natural de Braga é economista e docente universitária. Licenciou-se em Economia da Universidade Lusíada de Lisboa em 1991. É Mestre em Economia Monetária e Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, desde 1997.
A Dra. Maria L. Albuquerque vai fazer parte do novo Colégio Europeu de Comissários que tem como responsável Ursula von der Leyen que é uma política alemã, atual presidente da Comissão Europeia desde 2019.
Trata-se de uma portuguesa com experiência e que tem a confiança do círculo de Lisboa, apesar de ser do Norte.
É verdade que não representa, como o afirmam os especialistas, o Estado português na UE. Mas é uma personalidade de influência, de peso e que pode transmitir um olhar nacional, junto da Comissão Europeia.
Agora, teremos de aguardar para saber qual será a pasta que lhe poderá vir a ser entregue.
Diz quem sabe que lhe poderá ser entregue a económica, a dos fundos europeus e, numa última instância, a das Pescas ou da Economia do Mar. Mas são meras suposições. A Itália, já se sabe, por ser a 3.a máquina industrial mais poderosa da Europa, reivindica a Económica.
A das Pescas e da Economia do Mar, também chamada da “Economia Azul”, poderia caber e assentar bem a Portugal, mas Maria Luís Albuquerque talvez não se sinta bem nesse sector, por falta de experiência e de conhecimentos. Mas não lhe faltará argúcia e disponibilidade pessoal para adquirir conhecimentos e saberes nesse domínio. Domínio em que Portugal terá de renovar o olhar, porque voltou as costas, faz tempo, para o Mar… E a Nação não deve esquecer que foi e é um País de marinheiros e de descobertas marítimas.
Maria Luís Albuquerque receberá, segundos os comentadores mais avisados, o consenso, da maioria, dos partidos portugueses
Aguarde-se a distribuição da pasta a esta figura política portuguesa, ora nomeada pelo Governo, através da palavra do Primeiro-Minsitro, Luís Montenegro.
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post