Uma malhada de feijão à moda antiga, na tarde de domingo, dia 18, marca a animação do Arraial do Emigrante organizado pela Junta de Freguesia da Loureira.
A iniciativa está integrada na Rota das Colheitas que o município de Vila Verde está a promover no concelho, com mais de 50 eventos inspirados nas tradições do mundo rural e atividade agrícola.
Recuperar as tradições de outros tempos, homens e mulheres aderem à árdua tarefa de pegar nos malhos para bater sobre as vagens secas e soltar os feijões.
Concertinas e rusgas, o Rancho Infantil e Juvenil da Vila do Pico de Regalados e os Amigos das Concertinas, assim como o grupo OPSOM e DJ’s, assumem a animação musical do arraial, que encerra na noite deste domingo.
Serão servidas as tradicionais ‘sopas de burro cansado’ – uma das iguarias da gastronomia campestre que podem ser degustadas ao longo dos três dias de Arraial do Emigrante que arranca esta sexta-feira, dia 16, na Loureira, freguesia do concelho de Vila Verde.
Quem visitar aquela freguesia terá, durante todo o fim de semana, a oportunidade de degustar iguarias típicas da região: chanfana, massa à lavrador, sardinhada, arroz de feijão com pataniscas, grelhados e papas de sarrabulho.
Comentários sobre o post