São esperados cerca de dois mil participantes na 22ª edição da prova Famalicão – Joane, que se realiza no próximo dia 2 de outubro. A grande novidade é que a iniciativa contará, este ano, para o Campeonato Nacional de Estrada, conforme divulgado na apresentação do evento, que decorreu ontem, na Câmara Municipal de Famalicão.
“É com grande alegria que voltamos a ser Campeonato Nacional de Estrada. Já o fizemos em 2004 e isto deve-se também às parcerias que vamos desenvolvendo ao longo destes 22 anos, com a Associação de Atletismo de Braga e com a Federação Portuguesa de Atletismo”, referiu a presidente da Associação Teatro Construção (ATC), Ivânia Fernandes.
De destacar que a prova (atletismo) terá a distância de 10km, ao invés dos habituais 12km. Já o percurso escolhido terá saída e chegada no Parque da Ribeira, em Joane.
No evento continuam inseridos as iniciativas de BikeTour Famalicão – Joane, às 09h, e a caminhada Vermoim – Joane, às 10h.
A sessão de apresentação contou também com a presença do presidente da Associação de Atletismo de Braga, Manuel Pacheco, que se mostrou satisfeito com a organização da prova. “Relativamente à edição deste ano, será um percurso que vai agradar aos atletas. Se compararmos com edições anteriores, sem dúvida nenhuma que vai ter um feedback positivo”, referiu. O responsável revelou que será “um percurso rápido, apesar de não ser totalmente plano. Vai dar aso a excelentes resultados”.
Aproveitando o momento e a presença do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, lançou um repto à Federação, para que o campeonato nacional de estrada se mantenha dois ou mais anos sob a mesma organização. “Havendo interesse da ATC, do Município, quem sabe este tipo de organização possa ser atribuída por dois ou três anos. Acho um desperdício, estarmos com este empenho marcar percurso, definir objetivos, criar uma estrutura, e depois não haver aproveitamento da experiência“, apontou.
Na resposta, Jorge Vieira afirmou que era uma temática a pensar, em conjunto com os parceiros. Disse que é uma proposta possível, no entanto, lembrou que há candidaturas de diversas autarquias para a organização da prova, sendo necessário olhar para o território na totalidade.
Relativamente à edição deste ano, garantiu o sucesso do evento, que contará com os principais atletas nacionais: “Não tenho dúvidas que esta prova, realizada no meio em que é, no meio de tradição da prática de atletismo e corrida, vai ser com certeza uma associação virtuosa, naquilo que esperamos de um evento como este, com qualidade e mais pessoas a participar”.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão. O vereador do Desporto, Pedro Oliveira, destacou o trabalho da ATC, pelas várias valências que apresenta à comunidade: “São associações como a ATC que valorizam e potenciam o nosso território. Vila Nova de Famalicão é, hoje um Município reconhecido, também, por aquilo que as suas gentes e instituições conseguem fazer, e o ATC é nisso um bom exemplo”.
Por sua vez, destacou as várias dimensões da prova: “É uma competição com cariz popular, de desporto para todos. Nos participantes, que teremos muitos, estão a iniciar-se, portanto há aqui uma componente lúdica que é relevante. Mas também é verdade que é uma prova chamariz para os melhores atletas nacionais”.
Pedro Oliveira salientou, ainda, as diversas provas de atletismo que são realizadas no concelho, referindo que são mais de 30 as competições realizadas durante o ano. Destacou o número de atletas que praticam a modalidade em Famalicão, e falou sobre o projeto da pista de atletismo: “É um dos objetivos deste Executivo. Temo-la como uma infraestrutura fundamental para continuarmos o desenvolvimento desta modalidade”.
Comentários sobre o post