OO Campeonato Europeu de Jovens Sub-08 a Sub-18 de 2023, realizado em Budva, Montenegro, entre 29 de outubro e 11 de novembro, reuniu mais de 1200 jogadores, sendo um dos maiores eventos continentais da modalidade, informa uma nota enviada à nossa redação.
Portugal marcou presença com uma delegação de 15 jovens talentos, incluindo membros da Seleção Nacional, acompanhados pelos Mestres Internacionais António Fróis e Margarida Coimbra, e António Caramez Pereira.
Entre os participantes lusos, João Pedro Afonso (CX A2D) destacou-se na categoria Sub-18, naquela que foi a sua sexta participação consecutiva no Europeu. Apesar de ter somado 3 pontos em 9 e de um final de torneio menos positivo, terminando em 85.ª posição (entre 95), o atleta demonstrou notável evolução, maturidade competitiva e forte combatividade, deixando boas indicações para futuras competições. O título Sub-18 foi para o Mestre FIDE arménio Vahe Sukiasyan, refere.
Os responsáveis sublinharam a importância desta experiência para os jovens, que tiveram contacto direto com o mais elevado nível competitivo europeu. A participação contribuiu para o aprimoramento técnico, tático, e para o crescimento pessoal e desportivo dos atletas, augurando um futuro promissor para o xadrez nacional.
O Clube de Xadrez A2D agradeceu publicamente o apoio essencial da Associação Académica da Didáxis, Câmara Municipal da Trofa e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a João Pedro Afonso.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post