Terminou no passado dia 24, as Finais Distritais de Jovens e Veteranos de Xadrez Federado 2023/2024 que decorreram nas instalações do Colégio do Ave em Guimarães. Esta competição envolveu 94 atletas participantes distribuídos pelos escalões Sub-08, 10, 12, 14, 16, 18, 20 e veteranos. Sob direção de prova de Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, a arbitragem esteve a cargo de Carlos Dias, sendo coadjuvado pelos árbitros Eric Belo, Rafael Faria e Susana Gonçalves.
O Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis (CX A2D) fez-se representar por 30 atletas, registando-se assim um recorde de participação nos vinte anos da sua existência. Para além de ser o Clube mais representativo, foi com grande satisfação e regozijo que o CX A2D viu 3 atletas conquistarem o título individual distrital absoluto nos escalões Sub-08 feminino, Sub-10 e Sub-12.
No escalão Sub-12, José António Ramos conquistou o seu primeiro título distrital de jovens de forma imperial ao registar uma performance 100% vitoriosa: 5 vitórias em 5 jogos! O seu colega de equipa Henrique Fernandes revelou grande progressão ao sagrar-se Vice-campeão Distrital Sub-12 com apenas uma derrota.
No escalão Sub-10, Francisco Silva manteve-se invicto e conquistou o seu 3.º título distrital de jovens (2 títulos Sub-08 e agora 1 título Sub-10). O domínio do CX A2D foi evidente ao alcançar o pleno no pódio absoluto: Miguel Oliveira sagrou-se Vice-Campeão Distrital Sub-10 e Luís Lopes classificou-se em 3.º lugar.
No escalão Sub-08, Rita Gonçalves alcançou o seu primeiro título distrital de jovens feminino e também conquistou o Vice-Título distrital absoluto.
No escalão Sub-16, Duarte Abreu sonhou até ao último instante com o seu primeiro título distrital de jovens, mas teve de contentar-se com o Vice-Título Distrital absoluto a escasso meio ponto da líder.
Nos Veteranos, Artur Lemos e Marco Pereira classificaram-se em 2.º e 3.º lugares do pódio absoluto.

































Comentários sobre o post