As festas da Vila de Joane iniciaram no dia 3, com a cerimónia protocolar do 37º aniversário de Elevação de Joane a Vila.
A celebração da efeméride realizou-se no Largo 3 de Julho e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, da Vereadora Luísa Azevedo, do Comandante da G.N.R. do destacamento daquela Vila, entre outras entidades.
Os grupos folclóricos animaram o momento.
“Cada vez mais existe um maior orgulho com um sentido de pertença, mais vincado e uma maior proximidade entre Joanense e a sua terra. Atualmente a nossa vila é uma terra que atrai investimentos permite uma boa qualidade de vida” – referiu Joaquim Lima, Presidente da Assembleia de Freguesia. Para este responsável as associações têm um papel importante em aproximar as gerações, “em criar laços de amizade com outras gentes deste país,” que aproveitou para agradecer e saudou, aquelas associações pelo seu dinamismo, considerando-as uma das maiores riquezas da Vila. Reconhece que “ainda muito a fazer num futuro próximo. Existindo ainda muitas carências a serem colmatadas, mas certamente os anseios dos Joanenses serão correspondidos a breve trecho pelos nossos autarcas.” O presidente da mesa da Assembleia de Freguesia disse, também, que é necessário que a comunidade “é necessário qua haja mais cidadania participativa. Onde impere mais civismo e educação. Se queremos uma Vila mais limpa e acolhedora, para recebermos bem quem nos visita teremos que ser mais responsáveis e intransigentes para aqueles, que são muito poucos, que se dedicam ao vandalismo e destruição gratuita de equipamentos públicos da nossa terra” – lembrou.
Quanto à participação da comunidade nos trabalhos a realizar pela autarquia local, aquele responsável chamou à atenção da importância dos Joanenses participarem nas assembleias de freguesia.
São 37 anos de comemorações de elevação a Vila daquela freguesia que o presidente da junta de freguesia lembrou a importância de evoluir, mas também, a importância de preservar. “Uma Vila que faz jus ao seu nome e que projeta o seu nome além-fronteiras (…), deve-se muito (…) a algumas forças vivas” – vincou António Oliveira, presidente da junta de Freguesias.
Quanto às obras da Unidade Familiar, já há muito falada, o autarca local garantiu que “o terreno já existe, a Câmara Municipal está a ultimar o projeto e vai contribuir financeiramente, com um grande bolo.” O espaço multiusos foi, também, lembrado pelo presidente da junta de freguesia que salientou a sua importância, adiantando que o antigo Salão Paroquial diz muito aos Joanenses, “creiam que todo aquele espaço remodelado, ampliado (…) é um espaço multiusos muito gratificante para todos nós.”
António Oliveira terminou o seu discurso com um pedido aos seus concidadãos Joanenses, “dêem sempre tudo pela nossa Vila, é sempre necessário. Não se inibam, de quando virem alguém a fazer algo de mal, por aquilo que é de todos nós, de chamarem à atenção, (…) acreditem, a G.N.R. não pode estar em todo o lado, ao mesmo tempo, à mesma hora e não chega com todos os efetivos” – concluiu o autarca local.
O chefe da municipalidade deixou a promessa de continuar a investir naquela Vila. Um dos grandes projetos será a nova Unidade de saúde familiar, onde a tutela vai apenas disponibilizar cinquenta por cento do valor, para a sua construção, o restante será suportado pela autarquia famalicense, “depois de saber das condições desta Unidade de Saúde, não pode ser o dinheiro (…), faz falta tem que se fazer. Temos que encontrar as soluções financeiras, para que estes equipamentos, de primeira necessidade, seja uma realidade em Famalicão” – garantiu o edil, acrescentou também, que são cerca de um milhão e quatrocentos mil euros, a juntar ao PRR, que será atribuído a Famalicão, no Valor de um milhão e cem mil euros, totalizando um investimento municipal de dois milhões e quinhentos mil euros.
Antes de terminar, com o corte do bolo da Vila de Joane, na celebração dos seus 37 anos, António Oliveira, presidente da Junta de Freguesia galardoou os grupos folclóricos da Vila e juntamente com o presidente da Câmara, Mário Passos, foi colocada uma cora de flores no Monumento em Memória aos Combatentes no Ultramar.
Comentários sobre o post