O espírito do Natal ‘contagiou Fradelos’ que reuniu a comunidade no Centro Paroquial da freguesia.
Depois de dois anos de impedimento para a realização deste convívio, finalmente o ano de 2022 fez regressar o «Jantar de Natal» do Rancho Regional de Fradelos. “É muito difícil, é preciso saber levar o pessoal, para ele não desistir, fazer um esforço muito grande, tem que se trabalhar muito, muito, para fazer uma festa, (…) tem corrido tudo bem que é o principal.” – Sublinhou José Moreira, presidente da direção daquela associação.
A noite do dia 10, estava animada. Cativar os mais jovens é o segredo na opinião daquele responsável. “Os jovens estão todos de parabéns, o pessoal do rancho trabalhou muito, isto é tudo feito com o grupo do rancho e os amigos.” – apontou.
A freguesia de Fradelos tem fortes tradições culturais e facilmente a comunidade se junta para a celebração dos vários costumes que ali se realizam. “Temos aqui gente da freguesia, fora da freguesia é de todo o lado, (…) temos aí gente até de Viana”. – Contou José Moreira, também conhecido, no seio da comunidade fradelense e etnográfica por “Faria”.
O presidente da direção do Rancho Regional de Fradelos elogiou o apoio da Câmara Municipal de Famalicão, “tem ajudado sempre, e a Junta, não é por isso que o rancho desiste.” Adiantou ao Famalicão Canal TV que a pandemia “atirou” com os mais velhos para o sofá. Atualmente é difícil conseguir elementos séniores para ingressarem no grupo.
Para Adelino Costa, presidente da Junta de Freguesia, o regresso deste jantar convívio, do Rancho Regional de Fradelos “é um bom exemplo, aqui para a nossa freguesia”, que na opinião do autarca local é um gesto de preservação dos costumes daquela comunidade.
Reconhece que o presidente da direção está motivado para dar continuidade às atividades da associação “quando uma pessoa está motivada os resultados são bons.” Lembrou também que, quer a Junta de Freguesia como o município têm contribuído para a preservação das tradições que se vivem na freguesia de Fradelos.
A noite foi animada com os cantares ao desafio, na companhia da concertina.
A finalizar a festa o Pai Natal chegou com as prendas para entregar aos mais pequeninos, que o aguardavam com ansiedade.
Comentários sobre o post