Um projecto europeu, o qual aposta no desenvolvimento de ferramentas para o uso mais sustentável dos ecossistemas, tem como parceiro a Universidade de Coimbra.
Esse projecto “centra-se na integração de recursos das ciências naturais e sociais para identificar, desenvolver, testar e implementar ferramentas integradas para melhorar a compreensão dos factores subjacentes às decisões de uso do solo, bem como a consciencialização e envolvimento das partes interessadas em termos de mudanças climáticas e desafios da biodiversidade», explicou Helena Freitas.
A Professora Doutora Helena Freitas, do Centro de Ecologia Funcional e Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra/FCTUC, que é a coordenadora nacional desse projecto, deu nota que o mesmo foi contemplado com mais de 6 milhões de euros.
Segundo aquela docente catedrática da FCTUC, este é um projecto que espera preencher lacunas específicas associadas a indicadores integrados para monitorizar o uso do solo e dos recursos, os efeitos da consciencialização e tipologias comportamentais para ouso mais sustentável dos ecossistemas em toda a Europa, assim como ferramentas interactivas para explorar diferentes cenários e envolver abordagens participativas.
Além de Portugal, o Europe Land, o projeto Horizonte Europa, inclui instituições da Alemanha, Grécia, Estónia, Dinamarca, Roménia, Polónia, Letónia, Eslováquia,
Áustria e República Checa.
Comentários sobre o post