Nas celebrações do 8.º aniversário do projeto MadeIn, assinalado numa sessão pública que se realizou, recentemente, nos Paços do Concelho de Famalicão, Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal, anunciou “o salto do MadeIn para o CreatedIn”, através da criação do Famalicão MadeInovar.
“Queremos mudar um pouco o paradigma (…). Esta mudança do MadeIn para o CreatedIn quer significar isso mesmo: mais criação, mais inovação, mais investigação, mais desenvolvimento”, explicou Mário Passos.
Com esta nova ideia, o chefe do executivo municipal, pretende que Famalicão passe “de um município produtor para um município, também, criador”, com um projeto que visa a “sustentabilidade económica, sustentabilidade social e sustentabilidade ambiental”.
Augusto Lima, vereador da Economia e Empreendedorismo, acredita que este projeto “acentuará ainda mais a ligação às empresas, aos centros tecnológicos existentes no concelho e universidades”, apostanto “na inovação e tendo em conta desafios tão grandes como a sustentabilidade e a transição digital”.
O programa Famalicão MadeIn, que foi criado em 2014 pelo Município de Vila Nova de Famalicão, já conseguiu arrecadar mais de 320 milhões de euros em investimento e ajudou a criar cerca de 2514 novos postos de trabalho. Em média, este projeto cria um novo posto de trabalho por dia.
O município de Famalicão pretende continuar como uma das maiores forças económicas do país, como comprova um estudo do Instituto Nacional de Estatística, que coloca Famalicão como o terceiro maior exportador a nível nacional e segundo que mais contribui para a balança comercial nacional e de valor acrescentado bruto.
Comentários sobre o post