O Dia da Independência da Ucrânia, efeméride que ocorreu a 24 de Agosto de 1991, foi assinalado, em Braga, pela comunidade desse País e amigos portugueses, na Escola de Maximinos, sob o lema “Pela Vitória e pela Paz da Ucrânia”.
O Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano de Braga, em comunicado, releva: “A Ucrânia, que comemora neste sábado 33 anos como país livre e independente, está a sofrer desde fevereiro de 2022 uma invasão russa em larga escala ,de uma violência sem precedentes, que provoca destruição, morte ,deportações, sofrimento etc… pelo que a celebração deste dia é da maior importância para denunciar os crimes do regime russo e mostrar ao mundo a determinação e unidade nacional do povo ucraniano “.
Essa Instituição recorda o discurso do Presidente da Ucrânia, na Praça Santa Sofia, no centro de Kyiv, nas cerimónias de 2023: “Não permitiremos que a independência da Ucrânia escape das mãos dos ucranianos. Estamos todos unidos por este sentimento. Lembramo-nos do que o povo ucraniano passou. Vemos as ameaças. Estamos a lutar contra o inimigo. E sabemos o que podemos fazer. Nós sabemos como vencer! E nós venceremos!”
O mesmo Centro aproveitou essa celebração, em Braga, para deixar a informação de que “Neste momento, aproveitando a deslocação à Ucrânia do nosso parceiro habitual nestas andanças ,o empresário de Ovar António Silva , estão a ser entregues, em Dnipro, 5 caixotes com ajuda para um Abrigo de Refugiados Internos, deixando mochilas para crianças (…) e t-shirts, oferecidas pela Cerci Braga, além de casacos e camisas (…). No âmbito da Campanha “AMA A UCRANIA” contamos enviar, em breve mais algumas paletes com ajuda”.
Comentários sobre o post