A 1ª edição da mesa redonda “Inclusão Escolar ou a Falta Dela”, reunindo pais, professores, especialistas e membros da sociedade civil, numa iniciativa da “Associação For3verSpecial”, teve lugar na sede dessa instituição organizadora, em Jesufrei, Famalicão, tendo sido abordado o tema: a inclusão escolar e os desafios que a acompanham.
Em informativo, chegado à nossa Redação, dá-se destaque a um dos palestrantes que precisou: “Ao longo do evento, foi unânime a constatação de que a falta de colaboração entre pais, escolas e a sociedade é um dos maiores obstáculos à inclusão. “Se os pais remarem para um lado, as escolas para outro, e a sociedade se mantiver indiferente, perpetuar-se-á um sistema insatisfatório para todos – especialmente para as crianças, que são quem mais sofre”.
Um outro relevo, também em foco na nota que nos foi presente, para um dos momentos mais impactantes em que a partilha de experiências de pessoas com dificuldades profundas de dislexia, alergias severas e surdez total, que relataram os desafios diários que enfrentam e/ou enfrentaram em contextos escolares muitas vezes pouco preparados para as suas necessidades.
Manifestada, no final dessa iniciativa, o que mais ficou apreendido: “sem diálogo e cooperação, não haverá progresso. Apesar de não haver soluções perfeitas ou respostas imediatas, a Associação For3verSpecial reafirmou o seu compromisso em criar espaços abertos para a troca de ideias e a construção de soluções conjuntas”.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post