As turmas do Curso de Técnico de Desporto, juntamente com os professores, organizaram na passada semana, o I Seminário dedicado à modalidade futebolística. A formação contou com palestras e a presença de várias personalidades ligadas ao futebol.
No painel de oradores esteve Ricardo Rocha, ex-futebolista e, agora, comentador de televisão; Luís Esteves, treinador de guarda-redes, que já passou pelo Benfica Vitória S.C. e clubes internacionais; João Pereira, coordenador da escola de futebol “Os Afonsinhos”; Pedro Reis Sá, diretor de comunicação do Futebol Clube de Famalicão; e, por último, João Meireles, treinador-adjunto do Sporting Clube de Braga.
Foi um dia de aprendizagem diferente para os alunos de desporto, que saíram enriquecidos com os testemunhos dos vários convidados, de áreas diferentes do futebol.
Para Isabel Matos, Presidente da Direção da Didáxis, esta foi apenas a primeira iniciativa de muitas, que vão ocorrer no futuro. “Faz todo o sentido que se façam este tipo de atividades”, refletiu. “Este será o primeiro seminário de muitos. Provavelmente teremos outros relativamente a diferentes desportos e atividades, outras modalidades”, afirmou a dirigente.
O Curso Técnico de Desporto tem sido um sucesso, o que se reflete na procura estudantil: “O curso abrange um considerável número de alunos. Há de facto uma escolha muito grande e temos na Didáxis condições excecionais para desenvolvermos estas aprendizagens do desporto”.
Os alunos mostraram entusiasmo. André Almeia destacou o discurso informal, que os cativou ainda mais. A partilha pelos profissionais foi recebida de braços abertos face a uma jovem plateia que estava ansiosa por conhecer as experiências das suas referências no mundo do futebol. José Silva revelou também que o seminário o motivou, visto que desde novo é apaixonado pela modalidade futebolística. Uma opinião em sintonia com a de Diogo Cruz: “Quando soube que ia haver o seminário fiquei muito contente porque são pessoas de peso, com muita experiência no desporto e isso é muito bom para nós, para transmitir as suas experiências e enriquecer o nosso conhecimento”.
Um dos oradores da palestra foi Ricardo Rocha, ex-jogador de futebol, que reforçou a importância do estudo, em paralelo com a prática do desporto. “Vim para partilhar a minha experiência como futebolista, mas que também é importante para os alunos continuar a estudar, a dar o máximo. Que tenham bem ciente aquilo que querem para o seu futuro e trabalhar para isso, sem descurar a educação”, reforçou.
Luís Esteves, treinador de guarda-redes, partilha da mesma filosofia: “Comecei a estudar no primeiro ciclo e hoje, com 46, ainda não deixei de estudar. Já fiz alguns mestrados, neste momento estou num doutoramento, e acho que o importante é estarmos ativos e querermos sempre aprender mais”.
Comentários sobre o post