O GD de Joane recebeu e venceu o AD S. Paio SC, por 2-0, no passado sábado, em jogo a contar para a 4 ª eliminatória da Taça AF Braga. A equipa joanense carimbou assim a sua passagem para mais uma eliminatória na competição da Taça.
No Estádio de Barreiros, em Joane, a festa foi para a equipa da casa que assegurou a vitória com os golos de Vítor Hugo, aos 2 minutos, e de Nuno Afonso, aos 48 minutos.
Para o campeonato, as duas equipas competem atualmente no Pró-Nacional. O GD Joane está no 2º lugar, na série B. Na época anterior foi campeão desta série, mas na fase final não conseguiu levar a melhor com o Forjães, que subiu ao Campeonato de Portugal. Em juniores, comanda a série B, da divisão de Honra da AF de Braga.
História do Grupo Desportivo de Joane
O clube foi fundado em 10 de Junho de 1930. Inicialmente intitulado como Futebol Clube de Joane passou depois a Grupo Desportivo de Joane.
Nas modalidades teve ainda atletismo, onde se iniciou Rosa Oliveira, campeã da Europa, por equipas, pelo Sporting de Braga, que chegou a substituir, devido a lesão, a tricampeã mundial, do Futebol Clube do Porto, Aurora Cunha, que começou, no então Juventude de Ronfe.
Foram também organizados torneios de Futebol de Salão e de Pesca Desportiva. Conta com dois títulos nacionais, em seniores.
O seu Campo de Barreiros, relvado, e o sintético, restante do atravessamento do primitivo campo, além do Parque de Jogos José Dias de Oliveira, em Pousada de Saramagos, onde o Riopele disputou os jogos, como visitado, na 1ª Divisão Nacional, são os espaços que utiliza nos seniores e na formação, que soma muitos títulos.
Foram campeões na França, em formação.
Estão ainda, alguns selecionados do Joane, sénior, na competição da UEFA.
Comentários sobre o post