O“Fragusto Fest” realizou-se pela primeira vez no passado sábado, 6 de novembro, na freguesia de Fradelos. Organizado pela associação Koklus – Associação Juvenil de Fradelos, este evento juntou a comunidade para celebrar o magusto em união com a música.
Ao palco subiram as bandas Kay Sábio, em que um dos elementos é de Fradelos; seguindo-se das atuações de Theo e Daniel Catarino, também direcionados para o mesmo gênero musical. O rapper B Quest também marcou presença nesta iniciativa, que fechou com o dj Artur Miami.
Rui Silva, Presidente Koklus, começou por explicar que este evento surgiu no seguimento da vontade de renovar o Fradelos Rock Festival, que por não ter sido possível realizar no verão, surgiu a ideia de criar um novo projeto e juntá-lo à temática do magusto.
“Há 2 anos já tínhamos feito pela primeira vez o Fradelos Rock Festival, a ideia era manter e termos um festival de rock no verão, mas uma vez que este verão ainda não havia abertura para fazer eventos com grandes aglomerações, achamos que agora era uma boa altura, apesar de ser um bocadinho fora de época, e interligamos ao tema do magusto”, salientando que o Fragusto Fest tem como base “um conceito semelhante, com um conjunto de bandas emergentes do panorama nacional”, salientou.
O objetivo é assim “criar identidade” e continuar a atrair toda a comunidade, com especial foco nas gerações mais jovens.
“Apesar de o magusto ser algo mais tradicional, como associação juvenil quisemos direcionar este evento para um público-alvo mais jovem, daí termos um leque alagado do ponto de vista musical”, destacou Rui Silva. No entanto, assegurou que este evento “é aberto a toda agente que queira participar, seja de que faixa etária for”.
Além das castanhas que colmataram o mote do magusto de São Martinho, o Fragusto Fest contou também com a presença do bar da associação, de uma banca com merchandising das bandas que atuaram e ainda de negócios locais que pretenderam unir-se a esta iniciativa.
A intenção agora é dar continuidade a este tipo de atividades, seja no verão ou noutra altura do ano, tal como referiu o dirigente Rui Silva: “A Koklus tem intenção de ter uma atividade deste gênero, um festival, e ainda não é bem claro se será um festival no verão ou se poderá ser algo mais específico e relacionado com uma identidade que queiramos criar ou que já exista e queiramos consolidar”. Fazendo um balanço, a associação vai assim perceber se um festival nesta altura do ano “tem pernas para andar” para manter no futuro.
Adelino Costa, Presidente Junta de Freguesia, realçou a importância desta iniciativa, face a uma época em que a comunidade precisa de voltar a conviver. “É com todo o gosto que realizamos este evento, para voltar a reviver momentos todos juntos e para a juventude ter divertimento ao ar livre. É isso que pretendemos”.
Sobre os mais jovens, o autarca afirmou a «alegria» que sente por ver a juventude a aderir aos eventos da freguesia, depois de tantos meses confinados.
“Nós enquanto Junta de Freguesia, em conjunto com a koklus adoramos este projeto e desde o início partilhamos a disponibilidade do que for necessário para realizar este evento e outros que possam surgir no futuro”, reforçou.
Já no próximo dia 13 de novembro, a Junta vai também realizar a Festa do Magusto 2021, a partir das 19h30, na Casa do Povo de Fradelos. Este evento vai contar com a presença de Liliana Oliveira, que vai estar à desgarrada com Jorge Cunha.
“A Festa do Magusto vai contar com cantares ao desafio, músicas tradicionais e depois vamos pôr música para a juventude. Mas na verdade eu acho que a juventude também gosta da música popular e é uma aposta que vamos fazer sempre nas nossas raízes. Desde que começamos com os nossos eventos sempre apostamos na nossa cultura e nas nossas raízes, e é o que vamos continuar a fazer”, garantiu Adelino Costa.
O Presidente concluiu afirmando que “a Junta de Freguesia está aberta a todas as associações e faixas etárias. O objetivo é estarmos em harmonia e concretizarmos os nossos objetivos que é manter a comunidade feliz”.
Comentários sobre o post