“Foi muito gratificante ver a alegria no rosto das crianças. Quando nos pediram apoio nem hesitamos, colaboramos porque a freguesia estava a necessitar destes eventos, direcionados para as crianças”, disse Susana Ferreira, representante do Executivo da J. F. de Fradelos.
Sobre o Dia Mundial da Criança, defendeu que é desde tenra idade que se deve explicar qual a razão da sua celebração: “Deveríamos incutir nas crianças que é um dia que deve ser comemorado e o porquê. Além da festividade, explicar que há outras crianças que têm outras realidades, e que nem todas tem as mesmas oportunidades”, refere Susana Ferreira, da Junta de Freguesia de Fradelos.
O “Festival Fradelinhos” realizou-se, pela primeira vez, este domingo, com o intuito de promover atividades dedicadas aos mais novos, no âmbito do Dia Mundial da Criança.
Para a autarquia local foi fundamental para “unir não só as crianças, mas também os pais”.
As atividades iniciaram às 14h com Insufláveis, pinturas faciais e moldagem de balões, numa tarde que animou muitas dezenas de crianças que marcaram presença. A Hora do Conto promoveu a leitura e a Hora do Tik Tok recriou as danças virais que todos conhecem.
A ideia e organização partiu de duas conterrâneas – Lia Lemos e Vera Ferreira – ambas proprietárias de estabelecimento na área do comércio, em colaboração com a Junta de Freguesia e o apoio de várias empresas locais.
“Nunca tinha sido feito uma festa para as crianças na nossa freguesia e nós decidimos arriscar”, começa por contar Lia Lemos. Fradelos tem muitas crianças, razão pela qual o sucesso era esperado, mas nenhuma das duas contava com tanta adesão.
“Mais de 300 adultos entraram, numa tarde só, e para ser a primeira vez é muito bom”, salienta Vera Ferreira.
Em tom de desabafo adiantaram que este tipo de iniciativas realizavam-se ao domingo de manhã, o que nem sempre permitia que os filhos, destas duas fradelenses, pudessem estar presentes. Assim, surgiu a vontade de criar um novo evento, mas que este se realize ao domingo à tarde. Desta forma as famílias estão presente e participam nas atividades, em conjunto com os mais novos.
Contam que organizar um evento desta dimensão implica muito trabalho, para duas pessoas apenas, mas que sentiram a recompensa: “Esperamos que seja para continuar. É muito gratificante ver as crianças felizes. Deu muito trabalho, mas estamos muito contentes”, conclui Vera Ferreira.
Sobre o Dia Mundial da Criança, defendeu que é desde tenra idade que se deve explicar qual a razão da sua celebração: “Deveríamos incutir nas crianças que é um dia que deve ser comemorado e o porquê. Além da festividade, explicar que há outras crianças que têm outras realidades, e que nem todas tem as mesmas oportunidades”.
Comentários sobre o post