Abade de Vermoim realizou as festividades em honra à Senhora da Abadia que decorreram nos dias 14 e 15.
Na noite de Quarta-feira, a procissão de Velas percorreu as ruas daquela freguesia. Iniciou na Rua das Fontainhas, local de residência de um dos membros daquela comissão de festas.
Paralelamente às festividades a Mostra Comunitária da freguesia reuniu associações, produtores locais e artesãos.
A noitada contou com a animação do grupo ‘Tradição D’Ouro’, oriundo do Marco de Canavezes, que animou o público presente, vindo das várias freguesias de Famalicão e de outros concelhos vizinhos.
Ricardo Mendes, Vice-presidente da C. M. de Famalicão, visitou os expositores, acompanhado pelo executivo da Junta de Freguesia da U. F. de Antas e Abade de Vermoim.
Na manhã de domingo a festa continuou com as cerimónias religiosas. A Eucaristia em Honra à Senhora da Abadia com a homilia do Padre Manuel António que vale apena escutar e refletir.
No final a Comissão de Festas colocou um ramo de flores no andor da Senhora da Abadia, padroeira daquela paróquia.
À tarde, apesar do calor que se fazia sentir, a procissão percorreu as ruas daquela freguesia famalicense, com vários andores e figurantes, mantendo a tradição daqueles fiéis, que fazem as suas preces e cumprem promessas.
No final da procissão, e após a bênção, um membro da Comissão de Festas anunciou a nova equipa para a realização daquelas festas em 2025.
A Fanfarra dos Escuteiros de Antas desfilou, para fechar as cerimónias religiosas e retirou-se do Adro daquela Igreja Paroquial.
‘Atira-te da Varanda’ foi a proposta para dar continuidade à animação.
Seguiram-se os cantares ao desafio ao som da concertina e na voz de Simão Marques e Nuno de Nine.
A festa da espuma também atraiu miúdos e graúdos, ao final da tarde.
Comentários sobre o post