A 39ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão vai realizar-se, de 30 do corrente mês a 8 de Setembro, na Praça Mouzinho de Albuquerque, reunindo cerca de uma centena de artesãos, de profissionais ligados à gastronomia e de produtores de sabores regionais.
Os visitantes podem encontrar na iniciativa doces conventuais e compotas, a que se junta o pão de ló de Ovar, o mel, os queijos, os licores, os chocolates artesanais, entre outras iguarias. Mas vai lá estar, também, a cerâmica, olaria, tapeçaria, cestaria e a criação de artigos de cera, de pano, de madeira, entre outros.
De relevar a presença de uma figura do Concelho: Adozinda Loureiro, de 84 anos, participa no certame desde a primeira edição.
Em palavras, deixa sentimentos pela sua presença: “Para mim, é uma alegria. Gosto do conversar, de ensinar e de pôr as pessoas a trabalhar”. Professora de profissão, Adozinda encontrou no estanho e nas flores artificiais formas de ocupar o seu tempo e de apresentar a sua criatividade.
A amêndoa doce virá de Monchique, no Algarve, pela mão de Brigitte Volgsamer.
Uma nota do Município de Famalicão informa: “(…) a Feira de Artesanato e Gastronomia vai acolher duas dezenas de momentos musicais(…)”. E adianta: “Os concertos serão protagonizados por António Zambujo, Plutónio, Pedro Moutinho, Ana Laíns, Cláudia Martins & Minhotos Marotos, entre outros”.
Comentários sobre o post