As comemorações dos 250 anos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra/FCTUC celebram-se no próximo dia 12, pelas 14H00, no Auditório do edifício central dessa escola, sito ao Pólo II.
“A intensa atividade de investigação que é desenvolvida na FCTUC, em todas as suas áreas do conhecimento e o seu nível de excelência, são a melhor garantia da qualidade da oferta formativa“ – reservou, em opinião, o Director da FCTUC.
Para a mesma figura universitária, Paulo Eduardo Oliveira, “a FCTUC envolve mais de duas dezenas de unidades de investigação, avaliadas por painéis internacionais, desempenhando um papel ativo na criação de conhecimento, fundamental e aplicado. A enorme quantidade de projetos de investigação internacionais em que os seus investigadores estão envolvidos é a manifestação clara do reconhecimento da qualidade da investigação aqui produzida“.
Após a sessão de abertura, a cargo do Presidente da Assembleia da Faculdade, Carlos Palmeira e, ainda do Diretor da FCTUC, Paulo Eduardo Oliveira, será prestada homenagem aos antigos Diretores da Faculdade, seguindo-se a conferência “A Reforma Pombalina e a ciência no Brasil até à independência”, proferida por Décio Ruivo Martins. No ano em que, também, se celebram os 50 anos da criação dos cursos de engenharias na FCTUC, a cientista Ana Paula Piedade vai reflectir sobre “Inter e multidisciplinaridade no futuro das engenharias”.
Do programa das comemorações dos 250 anos da FCTU, destaca-se ainda a atribuição de menções honrosas a docentes, investigadores, estudantes e funcionários, cabendo ao Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o encerramento da efeméride.
De sublinhar que a FCTUC, na palavra do seu Director “valoriza igualmente a inovação e a transferência de conhecimento para a sociedade, consubstanciadas num elevado número de contratos com entidades externas, bem como na participação ativa no nascimento de novas empresas através da participação em várias incubadoras de empresas sediadas na região Centro de Portugal, como o Instituto Pedro Nunes, uma das mais bem-sucedidas incubadoras a nível mundial“.
Comentários sobre o post