A equipa primeira do FC Famalicão, a que milita na Liga Portugal Betclic, está coesa, pelos resultados dos primeiros três jogos realizados, o que nos impulsiona, em jeito de nota, a escrever: a “coisa” está a ir…
O próximo jogo, em Guimarães, com o Vitória Sport Clube, aqui ao lado, no primeiro dia de Setembro, a partir das 20H30, vai ser encontro animado e exigente, até porque o Estádio Afonso Henriques tem um certo talismã… Para já, como é consabido, é difícil transpôr os ímpectos do Guimarães, até porque tem claques que mostram a sua garra…quando se apresenta no seu reduto.
Não vai ser fácil para o Famalicão esse “duelo” em Guimarães.
Duas razões principais, segundo a nossa visão-opinião: a equipa da Cidade-berço como vai em 8.o lugar na tabela classificativa, com duas vitórias e uma derrota, está focada em ganhar, recuperando pontos; e o “caldeirão” do recinto de jogo da mesma urbe, onde a “malta” vitoriana é conhecida por não ser amistosa e já se terem registado, no passado, arruaças e desordens, pode intimidar o adversário.
Mas não devemos esquecer que o percurso desportivo do plantel famalicense, sob o comando de Armando Evangelista, tem sido, até agora, de se felicitar.
Mas o treinador, que se tem mostrado responsável e humilde, apesar da sua equipa se posicionar num confortável 3.o lugar, com 9 pontos somados, tem redito que estes são os primeiros passos…muito falta jogar. Toma-se de cautelas e não tem embandeirado em arco, apesar de saber lidar, em termos psiológicos, nas palavras que tem deixado nas antevisões dos jogos, com as pressões e com todo aquele folclore de diálogos que se espalham no ambiente das conferências de imprensa.
Este próximo jogo do FC Famalicão pode ser o primerio acto que poderá colocar a formação perante espaços de nervosismo. Terá de saber torneá-los e de os esfriar.
Do que se tem visto – talvez a psicóloga equipa técnica, com uma pleiade de algumas figuras ligadas ao futebol saiba lidar com ambientes “hostis” e de pressão – os jogadores que formam o plantel principal famalicense têm sabido encarar os desafios, e escutado as indicações e as tácticas de Armando Evangelista.
Do que já se viu não seria de estranhar que o FC Famalicão venha a regressar a casa com, pelo menos, um empate ou quem sabe, tal é a segurança galvanizadora que a equipa respira, com mais uma vitória.
Comentários sobre o post