A nova Variante à EN14 entre Ribeirão e a Trofa abriu ao trânsito na sexta-feira, dia 27, ficando, assim, concluído o último troço daquela infraestrutura.
Presidiu à cerimónia de inauguração, o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que salientou a importância estratégica da nova via para a região. “Estamos a falar de dois concelhos absolutamente centrais naquilo que é a produção no valor acrescentado bruto nacional. Famalicão é o terceiro concelho do país mais exportador e, portanto, é uma infraestrutura essencial para reduzir tempo, para melhorar a fruição dos bens transacionáveis, da economia real”, acrescentando que o país não pode demorar tantos anos para concretizar uma obra “tão importante e tão essencial” para o crescimento da economia e para a “justiça territorial”.
A nova infraestrutura tem cerca de 20 quilómetros de extensão.
Um momento “de enorme felicidade” para o chefe da municipalidade famalicense: “Estamos a materializar uma obra depois de muitos esforços e reivindicações de todo um território. Esta é uma obra que impacta diretamente na qualidade de vida dos nossos concidadãos, mas também na competitividade do nosso tecido produtivo”.
O presidente da Câmara Municipal da Trofa lembrou as dificuldades para ligar os concelhos que limitam a região Douro e Minho: “Quem conhece a EN14 como nós a conhecemos, na hora de ponta, era uma hora e meia, duas horas, para ligar a Trofa a Famalicão, e esta ligação vai melhorar muito a ligação aos nossos concelhos”.
Para a concretização daquela obra, foram investidos cerca de 53 milhões de euros.
Comentários sobre o post