A loja do Cidadão, em Famalicão, como outras que se espalham pelas principais Cidades as do nosso País, mostram-se apinhadas.
É um cenário que não dignifica o Estado, o que nos presta serviços, os quais pagamos nos nossos impostos.
As Lojas do Cidadão foram criadas com a intenção de descentralizar e de facilitar a vida, nos actos administrativos e não só, aos portugueses.
Mas, e como comprovámos esta manhã – inserimos foto que demonstra a nossa descrição – a Loja do Cidadão, em Famalicão, apresentava um quadro de grande procura, por parte dos famalicenses.
Podemos depreender que a concentração de Serviços essenciais à vida de cada um de nós, das Finanças, passando pela Segurança Social, até ao IMT e outros Departamentos, num só espaço, a Loja do Cidadão, em vez de favorecer o utente, está a prejudicá-lo.
Das duas uma: ou os Serviços nas Lojas do Cidadão não estão dotados do número suficiente de funcionários; ou a concentração dos mesmos, num só espaço, dá a imagem – talvez pouco nítida – de enchente…
Vem a propósito, sugerir um novo horário, para a Loja do Cidadão de Famalicão (hoje é das 9H00 às 16H30): das 8H00 às 19H00 (com dois turnos de funcionários), o que não seria absurdo, a fim de permitir, a quem trabalha, tratar dos seus assuntos e, também, de “pulverizar” os clientes por esse alargado período de funcionamento.
Mas a avaliar pelo que é a realidade e pelo que se ouve, dos famalicenses que ali aguardam minutos e minutos para serem atendidos, o mais certo é os Serviços da Loja de Cidadão, de Famalicão, assim como de outras Cidades e Vila do País, terem um quadro de pessoal abaixo das necessidades.
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